Isla Gomes
No domingo (28), câmeras de segurança flagraram mais um furto à uma farmácia do município, nas imagens é possível ver um homem furtando algumas latas de leite em uma drogaria no bairro do Alto, em Teresópolis. Nos registros, o suspeito aparece agindo com calma, retirando as embalagens uma a uma e deixando o local em seguida, sem se preocupar nem ao menos em usar uma sacola para tal ato. Esse tipo de ocorrência, no entanto, não é um fato isolado. De acordo com moradores e comerciantes, furtos semelhantes têm se repetido nos últimos meses em diferentes farmácias da cidade. Itens de maior valor, como leites especiais, suplementos, medicamentos importados e cosméticos, estão entre os mais procurados pelos criminosos. Em meio aos casos mais recentes, três pessoas invadiram uma drogaria na Avenida Delfim Moreira, na Várzea, de onde levaram fraldas e produtos de beleza. Já em São Pedro, outra farmácia foi alvo de ladrões que também subtraíram latas de leite em pó. Em outra ocasião, a mesma farmácia do Alto teve o mesmo produto subtraídos: latas de leite de alto valor. A Polícia Civil ressalta que a compra de mercadorias oriundas de furto configura crime de receptação. Quem adquire esses produtos pode ser detido em flagrante e receber a mesma pena prevista para o autor do delito.
Reincidência e sensação de impunidade
Comerciantes relatam dificuldades para conter as ações devido à repetição dos crimes e à falta de punições mais rigorosas. Além do prejuízo financeiro, eles temem que os custos adicionais acabem sendo repassados ao consumidor. O empresário Odenir Cardoso, conhecido como Quincas, comentou sobre a recorrência dos furtos: “Há casos de pessoas que são levadas duas vezes no mesmo dia para a delegacia. O pior é que depois retornam e ainda passam em frente ao comércio debochando”, contou. Segundo ele, a legislação atual é um dos principais obstáculos. “A polícia atua quando é acionada, mas a lei no Brasil é muito permissiva, o que facilita a rápida liberação dos infratores”, afirmou.
Como denunciar
A polícia pede a colaboração da população para identificar suspeitos e localizar produtos furtados. Informações ou registros de câmeras podem ser encaminhados de forma anônima. Em Teresópolis, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (21) 2742-7755 ou pelo telefone 190.