A partir da próxima segunda-feira, 15, o Detran.RJ vai ampliar o número de vagas para emissão da segunda via da carteira de habilitação e licenciamento anual de veículos. Os serviços, que já eram disponibilizados na sede do departamento, também serão oferecidos nas unidades do Rio Poupa Tempo de Caxias, Bangu e São João de Meriti, assim como já acontece com o serviço de Identificação Civil. Assim, passam a ser oferecidos 990 CRLV por dia e 150 CNH. Nessa etapa de retorno gradual dos serviços, a prioridade continua sendo a emissão da carteira de identidade para casos emergenciais, como pessoas que precisam requerer o auxílio emergencial, FGTS e remédios gratuitos. A emissão diária também cresce a partir de segunda-feira para 1480 atendimentos por dia. Além de ser o serviço com a maior oferta de vagas, os RGs solicitados antes da pandemia poderão ser retirados em todos os postos de Identificação Civil da capital (30 unidades) e em 28 municípios.
“Nossa intenção é retomar os serviços de forma gradual e segura, acompanhando de perto as medidas de prevenção implementadas. Para evitar aglomerações, fizemos um protocolo de procedimentos que incluem agendamento prévio na maioria dos serviços, número de vagas limitadas e espaçamento adequado nas filas. Além disso, prorrogamos os prazos do licenciamento anual de veículos, e CNHs vencidas a partir de 19 de fevereiro continuam válidas. Portanto, apenas procure os serviços do Detran em caso de extrema necessidade. Você estará contribuindo com as medidas de isolamento social e sendo solidário com aqueles que mais precisam do documento nesse momento”, ressalta o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
A administração do Detran informa que a prioridade é retornar com total segurança, tanto para os funcionários quanto para os seus usuários. Por isso, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o departamento está higienizando suas unidades e disponibilizando álcool em gel nos ambientes compartilhados, como corredores e áreas de atendimento. Placas de acrílico foram instaladas na sede para separar as baias de atendimento. Em breve, outras unidades também receberão o equipamento.
Para os funcionários, máscaras estão sendo fornecidas pelo Detran e pelas empresas contratantes dos terceirizados. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório nas unidades do Detran. Para evitar aglomerações, pedimos que os usuários compareçam às unidades, se possível, sem acompanhantes.
Serviços disponibilizados
Identidade – Todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense (30 unidades) e dos outros 28 municípios estarão abertos para entrega dos documentos de identidade que foram solicitados antes da pandemia, entre eles Teresópolis. Não precisa marcar. O requerente deve ir ao posto em que deu entrada na solicitação para retirar a identidade. As exceções são os shoppings que ainda não estão abertos.
Habilitação – Por dia, o serviço de segunda via da Carteira de Habilitação continuará sendo oferecido na sede (30 vagas) e agora também serão oferecidas nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias (42 vagas para cada unidade), mediante agendamento. Na sede a marcação só acontece pelo teleantendimento e para as unidades do RPT os serviços podem ser agendados pelo site ou pelo telefone. O serviço de troca da permissão para a definitiva está disponível apenas na sede e também deverá ser agendado exclusivamente pelo teleatendimento.
CNH emitida antes da pandemia – Vale lembrar que nessas quatro unidades (Sede no Centro do Rio e Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias) acontece a entrega de documentos solicitados e emitidos antes da pandemia. Esse serviço não necessita de agendamento. Em breve, outras unidades realizarão o serviço. Horário de atendimento na sede e nas unidades do RPT – 10h às 16h.
Veículos – Por dia, além das 100 vagas na sede no Centro do Rio, o Detran passa a disponibilizar 990 vagas nas três unidades do Rio Poupa Tempo (330 vagas por unidade) para o serviço de Licenciamento Anual, mediante agendamento pelo site ou pelo teleatendimento. Horário de atendimento na sede e nas unidades do RPT – 10h às 16h.
Teleatendimento – Antes funcionava das 8h às 18h e agora passa a funcionar das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.