Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aeroporto Santos Dumont é liberado e vai operar até mais tarde nesta terça

Pista ficou fechada após vazamento de óleo hidráulico

Douglas Correa – Agência Brasil

A pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi liberada às 17h25 desta terça-feira (30), segundo informou a Empresa Brasileira Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que opera o terminal. Dezenas de voos voram cancelados desde o início da manhã de hoje devido ao fechamento da pista, causado por um vazamento de óleo.

A infraero informou que, excepcionalmente nesta terça, estenderá o horário de funcionamento do aeroporto, para auxiliar na regularização dos voos. O horário regular de funcionamento do Santos Dumont é das 6h às 23h.

Óleo hidráulico
Os pousos e decolagens no aeroporto estavam suspensos desde o início da manhã, por causa de um vazamento de óleo hidráulico na pista de pouso, que ocorreu por volta de 3h da madrugada desta terça-feira (30).

A origem do óleo foi o motor de um caminhão desemborrachador, que era utilizado em um serviço de manutenção preventiva da pista ─ um procedimento rotineiro na aviação civil, segundo a Infraero. O caminhão não fazia transporte de combustível, e o óleo derramado é do motor do próprio equipamento.

Em nota, a Infraero esclarece que “imediatamente após a ocorrência, foi realizada a retirada do veículo e iniciada a limpeza com produto específico, um desengraxante biodegradável, em conjunto com a água dos carros de combate a incêndio, que possuem jatos de alta pressão”.

Segundo a empresa, todos os recursos disponíveis foram utilizados para a liberação da pista no menor prazo possível, atendendo aos critérios normativos. A Infraero informou ainda que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem requer uma limpeza minuciosa, necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo.

“A retomada dos voos foi condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança. Foi emitido Notam (aviso aos aeronavegantes) para que as companhias áreas pudessem realizar as tratativas com os passageiros, como assistências e orientações gerais”, explicou a Infraero. O aviso aos aeronavegantes já foi suspenso.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 01/10/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis recebe sarau para o lançamento do livro ‘Memórias’, de Jane Gelbaum

Teresópolis já registrou 40 denúncias de crimes eleitorais pelo ‘Pardal’ do TSE

Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos em diferentes pontos de Teresópolis

Frente fria chega a Teresópolis com previsão de chuva e queda nas temperaturas

Operação conjunta apreende 5176 pinos de cocaína e 1200 pedras de crack em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE