Luiz Bandeira
Repercutiu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro uma matéria publicada recentemente pelo Diário de Teresópolis denunciando o preocupante aumento no número de acidentes graves — inclusive com vítimas fatais — na RJ-130, Rodovia Teresópolis-Friburgo, importante via de escoamento da produção agrícola da região. Ciente da gravidade da situação, o deputado estadual Luiz Paulo enviou, no dia 1º de outubro, um ofício ao presidente do DER-RJ solicitando “a recolocação e reativação de radares de fiscalização eletrônica, bem como o reparo de buracos ao longo da rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo”.
Usuários, moradores, lideranças comunitárias e autoridades são unânimes em apontar a desativação dos equipamentos de controle de velocidade, especialmente em trechos perigosos da estrada, como a principal causa do aumento no número de acidentes graves. A falta de manutenção em diversos pontos da rodovia e a deficiência na sinalização viária — muitas vezes encoberta pela vegetação que cresce nas margens — também preocupam, pois dificultam a condução segura e contribuem para o risco de acidentes, sobretudo à noite ou sob chuva.

Nossa equipe esteve nesta terça-feira (07), no trecho da Teresópolis-Friburgo conhecido como Vale Feliz e verificou que, onde haviam radares nos dois sentidos da via, hoje não existe sequer vestígios dos equipamentos de controle de velocidade. Moradores relataram o risco que correm agora, por conta da alta velocidade praticada por motoristas que passam no local, onde antes a velocidade era limitada a 50 quilômetros por hora.
Responsável pela administração da RJ-130, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) não renovou o contrato anterior para manutenção dos radares e ainda não finalizou a licitação para contratação de uma nova empresa que fará a instalação e manutenção dos equipamentos.
Luiz Paulo gravou um vídeo, diretamente de seu gabinete na ALERJ, informando que o DER-RJ se comprometeu a tomar as providências solicitadas. “Na semana passada, vi uma matéria no Diário de Teresópolis sobre o aumento de acidentes na nossa RJ-130, por causa da desativação dos radares e dos buracos na pista. No mesmo dia, enviei um ofício ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) cobrando providências. Ontem, 6 de outubro, falei diretamente com o presidente do órgão, Pedro Henrique de Oliveira Ramos, que informou que o contrato com a empresa responsável pelos radares está vencido, mas que uma nova licitação já está em fase final.
Sobre os buracos, ele garantiu que uma equipe técnica será enviada para vistoriar o trecho e realizar uma operação tapa-buracos. Além disso, os oito quilômetros restantes da rodovia serão recapeados em breve, por meio de processo licitatório.
Vou continuar acompanhando essa questão com atenção, até que a situação seja resolvida de forma definitiva”, garantiu o deputado estadual Luiz Paulo.

Acidentes recentes expõem urgência de medidas
Três acidentes graves registrados entre julho e setembro de 2025 evidenciam a urgência de intervenções estruturais e de fiscalização na RJ-130:
27 de setembro – Um jovem de 29 anos morreu após a colisão entre um Fiat Palio e um Ford EcoSport, na altura do km 13, entre Venda Nova e Vargem Grande. Quatro pessoas ficaram feridas.
20 de agosto – Em Conquista, nas proximidades do Ceasa, um carro de passeio colidiu com um caminhão. O motorista do automóvel morreu ainda no local.
7 de julho – Um veículo de transporte de verduras saiu da pista e tombou após atingir um poste no trecho conhecido como “Morro Grande”. O ajudante ficou preso às ferragens e sofreu ferimentos graves. A área é conhecida pelas curvas acentuadas e longas descidas, com histórico de acidentes e reiterados pedidos de instalação de radar.
A combinação entre tráfego intenso, sinalização precária, buracos e ausência de fiscalização em trechos críticos é uma receita para tragédias. Enquanto isso, a população segue cobrando das autoridades o mínimo: segurança para quem transita pela rodovia.