Luiz Bandeira
Um projeto pedagógico realizado no CMEI José Maria Leitão Carneiro, na Fazenda Ermitage, mostrou que quando escola e comunidade caminham juntas, a educação se torna ainda mais significativa. Com o tema “Flores que encantam o nosso parque”, a iniciativa mobilizou crianças, famílias, educadores e moradores locais em torno de um objetivo comum: valorizar o território, o meio ambiente e a participação cidadã — desde a primeira infância.
Inspirado na proposta anual “Nossas Vozes”, orientada pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi adaptado pela equipe do CMEI com foco na Primavera, ganhando contornos únicos ao envolver a escolha simbólica dos nomes de flores para os novos conjuntos habitacionais da região. “Conseguimos integrar o projeto da Secretaria à nossa realidade, envolvendo não só as crianças, mas também toda a comunidade da Fazenda Ermitage”, explica a diretora da unidade, professora Luciana Gulart.

Flores que educam
A escolha das flores como tema central não foi apenas estética, mas carregada de significado. Diversidade de cores, aromas e espécies serviram como metáfora para discutir diferenças, convivência e cuidado com o outro e com o planeta. As professoras trouxeram flores reais para as salas, além de essências e imagens, despertando a curiosidade e o encantamento dos pequenos.
Segundo a orientadora pedagógica Orilene Heringer Soares Oliveira, o projeto nasceu de uma conversa informal entre ela e outra orientadora, Regina. A ideia ganhou força, foi escrita, apresentada à equipe e logo colocada em prática. “Apesar de ter partido da equipe direta, o sucesso é da escola toda. Professores, alunos e famílias participaram de forma ativa e afetiva”, afirma Orilene.
Uma eleição que saiu dos muros da escola
A grande culminância do projeto foi uma eleição comunitária para sugerir nomes de flores aos futuros condomínios do Parque Ermitage. Como todos os blocos já existentes têm nomes florais, a ideia surgiu naturalmente: por que não deixar que a própria comunidade escolha os próximos nomes?
E a proposta ganhou as ruas. Ao todo, foram 3.483 votos, com participação não apenas dos alunos — do berçário ao pré-II — mas também de pais, moradores e até de outras regiões da cidade. A votação foi divulgada em grupos de WhatsApp, igrejas e até entre times de futebol. Os nomes vencedores foram: 1 – Parque das Magnólias; 2 – Parque das Cerejeiras; 3 – Parque das Violetas; 4 – Parque das Rosas. “Foi emocionante ver funcionários da escola, que também são moradores, fazendo campanha por suas flores preferidas. Foi uma verdadeira vivência democrática, desde os pequenos até os adultos”, lembra a diretora Luciana.

Plantio coletivo e educação ambiental
A última etapa do projeto prevê a revitalização de espaços públicos da Fazenda Ermitage. Após uma faixa colocada por moradores no início do ano denunciando o abandono da região, a equipe pedagógica propôs uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para o plantio coletivo de árvores e flores nativas. A ação pretende unir estudantes, professores, moradores e profissionais especializados, como biólogos e jardineiros, para garantir não apenas o plantio, mas o aprendizado sobre o cuidado e a preservação ambiental. “Queremos desenvolver o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva, e isso também é um direito das crianças. Elas têm o direito de viver e transformar o lugar onde crescem”, conclui Orilene.

O CMEI José Maria Leitão Carneiro
O Centro Municipal de Educação Infantil José Maria Leitão Carneiro é uma conquista histórica da comunidade da Fazenda Ermitage. Instalado dentro do parque habitacional, atende crianças da educação infantil em uma proposta que valoriza a escuta ativa, a participação das famílias e o território como espaço educativo.