Luiz Bandeira
Com a chegada do fim de ano, aumenta significativamente a movimentação financeira em todo o país devido ao pagamento do 13º salário, abono natalino e outros benefícios. Em Teresópolis, o cenário se repete: o comércio está mais cheio e as ruas muito mais movimentadas. Por isso, as forças de segurança reforçam as ações para coibir a atuação de criminosos e garantir mais tranquilidade à população.
A Polícia Militar, a Polícia Civil, o programa Segurança Presente e a Guarda Civil Municipal atuam de forma integrada, intensificando o policiamento em áreas estratégicas — especialmente no Centro, onde se concentram lojas, bancos e caixas eletrônicos. As equipes do Segurança Presente ampliaram o patrulhamento a pé e motorizado para aumentar a presença de agentes nas ruas e prevenir delitos.

PM reforça patrulhamento
Além do reforço do policiamento nas ruas, a Polícia Militar também readequou o efetivo para ampliar a presença de agentes durante todo o mês de dezembro. O subcomandante do 30º BPM, Tenente Coronel Felipe, detalha como essa operação foi estruturada: “Dezembro é o mês em que temos aumento de pessoas nas ruas por conta do comércio de Natal. Muitos eventos acontecendo, muitos visitantes. Fizemos um esforço com o efetivo da administração, redimensionamos para ter mais seis viaturas e 12 homens a mais diariamente, ampliando nossas ações. Também contamos com o uso de um drone, que nos permite monitorar locais com grande concentração de pessoas e ter um olhar em tempo real do que acontece nas ruas, auxiliando na tomada rápida de decisões quando necessário.”

Segurança cada vez mais presente
O subtenente Ferreira, subcoordenador do Programa Segurança Presente, explica como funciona essa atuação complementar: “A proposta do projeto é uma suplementação de policiamento. A gente tem que lembrar que o 30º BPM faz um serviço de excelência no município de Teresópolis, então a gente é só a suplementação. No Centro da cidade combatemos pequenos delitos, como furto a estabelecimentos comerciais, uso de entorpecentes, pequenos tráficos, que conseguimos reduzir bastante. Nossa área vai da antiga Casa de Saúde até a Casa & Vídeo.”
GCM integra segurança
A Guarda Civil Municipal também reforça o efetivo no controle do trânsito — que fica mais intenso com o aumento do fluxo de veículos — e no apoio às demais forças de segurança. O objetivo é garantir que consumidores, comerciantes e trabalhadores circulem com mais segurança durante o período de maior movimentação nas ruas.

Delegado alerta para ação de golpistas
O aumento da circulação de dinheiro nesta época, porém, não atrai apenas criminosos nas ruas. No ambiente digital, golpistas também intensificam as ações. O delegado da 110ª DP, Márcio Dubugras, alerta para a grande variedade de fraudes que costumam ocorrer neste período: “Existe uma preocupação muito grande da gente em relação a esses crimes, que são difíceis de investigar, porque na maioria dos casos o estelionatário não reside no local em que o golpe foi aplicado — às vezes está em outros estados ou até em outros países. Estamos em um período de compras, as pessoas usam muito a internet por causa do décimo terceiro, e precisam ter cautela. Procurem sites seguros. Há muitos casos de celulares clonados, compras em sites falsos, boletos falsos. E com essa centena de modalidades de golpes, só é possível entender o mecanismo e chegar ao autor se a vítima registrar ocorrência na delegacia. A cada dia surge um golpe novo.”
Para evitar transtornos e incidentes, as forças de segurança reforçam as orientações de prevenção: evitar carregar grandes quantias em dinheiro, não aceitar ajuda de desconhecidos em caixas eletrônicos, manter pertences sempre à vista e redobrar os cuidados com links suspeitos ou ofertas muito vantajosas no ambiente digital.








