Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Água no frio: o cuidado silencioso que protege seu coração

Nos dias mais frios, é comum sentirmos menos sede

Dra. Viviane Sampaio

Nos dias mais frios, é comum sentirmos menos sede. A sensação térmica engana, e acabamos negligenciando um hábito essencial: beber água. No entanto, a hidratação continua sendo tão — ou até mais — importante no inverno quanto no verão.
O frio provoca a contração natural dos vasos e artérias. Esse encolhimento silencioso impacta diretamente a circulação sanguínea e pode aumentar os riscos cardiovasculares, especialmente em pessoas com predisposição. Com o sangue mais espesso e menos fluido, o coração precisa se esforçar mais, e o corpo sofre as consequências desse desequilíbrio.
A água, além de hidratar tecidos e pele, atua como reguladora do nosso sistema circulatório. Quando bebemos a quantidade adequada ao longo do dia, favorecemos a fluidez do sangue, auxiliamos na regulação da pressão arterial e protegemos o corpo de sobrecargas que poderiam ser evitadas.
Na estética, sentimos os impactos da desidratação de forma clara: pele mais opaca, ressecada, com tendência à sensibilidade e perda de viço. Nenhum protocolo substitui a hidratação interna. Nenhum bioestimulador atua bem num terreno que não recebe água suficiente. Cuidar de si também é isso: perceber o que o corpo precisa mesmo quando ele não grita. E no frio, o corpo sussurra — por isso, é preciso escutar com mais atenção.
Você pode aquecer a água, adicionar rodelas de limão, canela, gengibre ou hortelã, tornando esse hábito mais prazeroso e convidativo mesmo nos dias gelados. Pequenas atitudes que mantêm o corpo vivo, a pele bonita e o coração protegido. Estética com saúde é um compromisso diário, e beber água é uma das formas mais simples e poderosas de dizer: “eu me cuido”.

Minuto de Autocuidado:
Pegue agora um copo de água. Beba com consciência.
Enquanto bebe, pense em tudo que deseja que flua melhor dentro de você.
Hidratar o corpo é também um gesto simbólico de amor: tudo que é vivo, precisa de água para florescer.

Dra. Viviane Sampaio

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE