Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alô Senado! Tem alguém ai?

A gente vê que há um grupo de parlamentares, de jornalistas, de autoridades, acusando os ministros do Supremo de abuso de poder, de atos de arbitrariedades e de afronta à Constituição. Vê também que há outro grupo de parlamentares, de jornalistas e de outras autoridades e formadores de opinião que apontam no sentido contrário, para defender os atos dos ministros do Supremo a ponto de tê-los como os salvadores da democracia.

As imagens do julgamento da semana no STF, que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro, generais e outras autoridades, mostrou ao Brasil o advogado de um dos réus, desembargador Sebastião, sendo impedido de estar presente no julgamento do seu cliente e preso por insistir.

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal é a última instância de decisão jurídica no país, mas não a última de decisão política, pois a Constituição Brasileira, para manter o equilíbrio perfeito entre os três poderes da República, dá ao Senado a decisão final sobre quem deve ocupar as cadeiras no Supremo com a prerrogativa de processar e julgar os componentes. Os senadores são escolhidos pelo povo que precisa, para sua segurança, ter a convicção de que a Justiça será sempre justa e presente na defesa dos seus direitos e de sua liberdade.

Então, o povo precisa da garantia de ter no Supremo Tribunal Federal gente em que confie. Ora, se há desconfianças ou dúvidas sobre o proceder dos ministros da corte, o Senado precisa entrar em campo para apurar e falar. Quando os senadores não se sentem comprometidos com isso, nem precisam existir.

Bem, no próximo ano, teremos eleições para o Senado. O Estado do Rio, como todos os estados, conta com três cadeiras no Senado. Lá estão Romário, Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho, que ocupa a vaga deixada, por morte, pelo Senador Arolde de Oliveira. A partir do próximo ano, Romário terá mais quatro anos de mandato. Haverá, portanto, duas vagas em disputa. Quem serão os candidatos? Qual o compromisso deles em esclarecer os eleitores sobre a confusão que há em torno do papel do STF?

É hora de começar a pensar nisso.

Jackson Vasconcelos

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE