Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

E esse tal de Lupi, hein?

Duas vezes ministro, duas vezes metido em confusão, Carlos Lupi é Presidente Nacional do PDT. Ele provocou a primeira confusão, quando Ministro do Trabalho da Presidente Dilma Rousseff e passou uma “eternidade” entre deixar ou não deixar o ministério, como acontece agora, sendo Ministro da Previdência Social.

Carlos Lupi já foi deputado federal e, quando foi, criou e apresentou, em 1993, uma proposta de lei, o PL 4.225, que determinou ser crime a retenção “dolosa” de salários, crime punido com pena de reclusão de 1 a 4 anos. Lupi justificou: “Não apenas o trabalho escravo deve ser motivo de punição, mas toda a ação daqueles que retém de maneira dolosa o fruto do esforço físico ou mental de um trabalhador”. Algo bem parecido com o caso do momento, que reteve parte dos salários dos aposentados.

Carlos Lupi participou da chapa de Roberto Saturnino, quando ele foi candidato a Senador em 1998. Saturnino venceu. Logo depois, Lupi aprontou confusão por exigir parte do mandato do Senador. Lupi denunciou que só aceitou a vaga de suplente porque Saturnino prometeu renunciar no meio do mandato. Saturnino desconheceu o falatório do Lupi e cumpriu todo o mandato. Lupi para mostrar que tinha votos para ser senador foi candidato em 2002. Chegou em décimo lugar.

É possível que Lula não suporte as pressões e demita Carlos Lupi e por indicação do próprio, coloque alguém do PDT no Ministério. O Brasil dará o assunto como resolvido. Mas, não é o caso de se perguntar a causa de Carlos Lupi ter voltado ao governo depois das maluquices que o Brasil conheceu no tempo da Presidente Dilma? A resposta é simples e está diante dos olhos. A raiz está no PDT. Sem a presidência do partido, Carlos Lupi já teria desaparecido do cenário nacional. Então, uma vez que Lupi só é e só foi Ministro em razão de ser Presidente Nacional do PDT, cabe ao partido, tanto aos seus dirigentes como aos seus filiados, prestar esclarecimentos à população, em especial aos seus eleitores, sobre as confusões que Carlos Lupi apronta.

No entanto, já se vê deputados federais do PDT saindo em defesa de Carlos Lupi com ameaças de rompimento com o governo Lula, caso Lupi perca a posição. É uma coisa horrível a relação entre os poderes da República no Brasil. Você não acha?

Jackson Vasconcelos

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MPRJ instaura inquérito civil após morte em parque na Expo Petrópolis

Chuvas mantém cheia a antiga Barragem do Triunfo, em Teresópolis

Lula sanciona lei torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc

Parc Magique, infláveis e fazendinha com promoção neste domingo no Le Canton

Adolescência e responsabilidade legal: o que a minissérie da Netflix nos ensina?

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE