Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

O culto ao igual


Em nossos tempos, as diferenças foram postas em questionamento. O diferente, o outro, nos estranha perante a nossa afirmação de positividade pelo igual. Quem não pensa como pensamos será categoricamente cancelado, sem dó nem piedade. Não gostamos do diferente, pois este parece diagnosticar nossas faltas e no anseio pelo igual salientamos nossas virtudes e o quanto nosso grupo é melhor.
Provavelmente, a religião tenha uma notória contribuição para essa visão, pois nos fez seres com essa percepção exclusivista e excludente. Como? Quando se adere a determinada religião, tornamos a nossa crença a portadora de uma verdade absoluta e, portanto, excluímos as demais. Deus é meu. Fala só com os mensageiros apresentados na minha tribuna, por isso, tudo na religião do outro está errado. Acredito que não é por que assumo determinada confissão religiosa que tudo o mais nas outras confissões estão erradas. Porém, gostamos da dialética, do embate ou mesmo o tal pensar cartesiano, se é isso não poder ser aquilo. Não arrogo aqui um relativismo, mas sim um perspectivismo. Portanto, o exclusivismo nos faz olhar para o outro de cima para baixo, com altivez, soberba, com as pretensões devidas de um egocêntrico.
Não será difícil diagnosticar um religioso dessa estirpe. Você pode achar que apenas o discurso dele já basta para reconhecê-lo, todavia, quero ir mais além. Apesar do discurso sinalizar com clareza um exclusivista religioso, no âmago dele está uma crença que o faz ser desse tipo, a religião da auto adoração. Todo exclusivista adora a si mesmo, assimilando as crenças que lhe favorecerão para esse culto a sua personalidade, por isso não espaço para o outro.
Acredito que alguns podem saltar metros após o que leram acima, porém não consigo perceber de outra forma. Um dos pontos caros para a teologia cristã é a Graça. Graça é o favor imerecido de Deus aos homens, por isso, a definição da tal nos garante que não há nada no mundo que possamos realizar em troca desse presente. É uma decisão dadivosa de Deus em direção a humanidade. A graça nos faz compreender nossa condição, o que a teologia chama de pecado original e Immanuel Kant de noção de mal radical. Seja no ponto teológico ou no filosófico, sabemos que não somos tão legais como achamos. Gente legal demais, legal o tempo todo, bom Ad infinitum é versado na arte da encenação.
A Graça, por sua vez, nos iguala. Coloca todo mundo no mesmo patamar. Por mais que saiba que não há nada de contraditório com o início desse texto, é de bom termo que não haja confusão sobre a animosidade que vigora em nossos tempos acerca do pensamento igual que desfavorece as diferenças e a igualdade que temos no exercício das nossas maldades e injustiças. Deus não contabiliza créditos e nem débitos. O filho prodigo quando se reencontra com o pai não está em menor escala que o filho mais velho que enumerou suas qualidades ao seu progenitor. Ambos estão no mesmo patamar.
A minha religião só desmerece a sua, pois está criou um deus a minha imagem e semelhança, portanto, o culto é ao meu ego. Cada combate empreitado, cada arma levantada, o discurso em vias do cancelamento do outro são simples e destacadas comprovações de minha auto adoração. Tudo que desestabiliza esse culto será aniquilado. Uma batalha dos deuses, o meu contra o seu. Não um monoteísmo, nem um politeísmo, mas um Henoteismo, onde cultuo a um Deus, porém a supremacia dele derrota os seus, os quais não ignoro que existam, porém são frágeis diante da potência do meu. O meu Eu.
O pensar diferente assusta, assombra, desestabiliza, desconforta, todavia, são os elementos da diversidade que fortalece e enriquece a identidade. O nosso reconhecimento perante a existência será positivamente transmutado pelo múltiplo e não pelo igual. Quando se deparar com as diferenças na sua frente não levante as armas, mas deguste, repense, enriqueça e se não for acrescentar vitalidade a si nem ao outro, apenas não adoeça ninguém.

Tiago

Tiago Sant´Ana

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 15/03/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu o advogado Jorge Bragança

Anistia!

Polícia encontra central de “gato net” em Teresópolis

PARNASO anuncia evento de Abertura da Temporada de Montanhismo

Preso no Rio um dos maiores assaltantes de bancos do país

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE