Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cachoeira dos Frades, um lugar que vale a pena conhecer

Atrativo natural está localizado em um dos locais mais bonitos de Teresópolis

Marcello Medeiros

Novelas, filmes, séries, comerciais… A beleza do Vale dos Frades é tamanha que frequentemente é utilizada em produções diversas, inclusive já tendo sido cenário de reality shows internacionais. Quem já esteve lá, sabe do que estou falando. Quem ainda não conhece, deve programar uma visita o mais rápido possível. E, caso vá nessa época do ano, terá o prazer de ver ainda mais bonito um dos principais atrativos dessa região, a Cachoeira dos Frades. No período chuvoso, o véu fica ainda mais volumoso e convidativo ao refrescante banho. Como cita a banda Planta e Raiz em uma das suas composições mais famosas: “Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira / Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira”.

E na queda principal dos Frades, essa impressão de renovação é muito forte. Dá vontade de ficar horas, até a pela enrugar e o Sol baixar, quando o geladinho da água fica ainda mais latente. Para aqueles que gostam de mergulhar, há grandes e fundos pontos. Para quem não sabe nadar, atenção nesses trechos e a dica de procurar locais mais rasos, que também são muitos naquela região. Além da principal cachoeira, há várias outras pequenas e convidativas quedas, acima e abaixo desse ponto do rio. 

Acesso e opções

A região dos Frades fica no Terceiro Distrito de Teresópolis e é protegida por uma APP (Área de Preservação Permanente), no caso dos rios, e uma unidade de conservação ambiental, o Parque Estadual dos Três Picos. Seu acesso é feito nas proximidades do quilômetro 20 da RJ-130, rodovia que liga nosso município a Nova Friburgo. Das margens da estrada estadual até a cachoeira principal, são aproximadamente seis quilômetros em estrada de terra batida, quase sempre margeando o curso d´água.

Para os amantes dos esportes outdoor, há muito mais para se fazer do que apenas os banhos de rio e cachoeira. Para quem gosta de caminhar, por exemplo, uma dica é ir bem cedo e deixar o carro bem na entrada da estradinha e seguir até o principal atrativo turístico admirando toda a beleza cênica da região. Adeptos do trekking e hiking logicamente já farão o trajeto pensando nas diversas possibilidades de trilhas a serem percorridas posteriormente.

Outra dica legal é fazer o trajeto de bicicleta. Indo somente a partir do encontro com a RJ-130, a dica é seguir até o final da Estrada dos Frades. Até a portaria da Fazenda Itatyba, são 11,5 quilômetros em um impressionante cenário que nada deve aos famosos parques dos Estados Unidos. Os trechos mais íngremes da ida serão recompensados na volta, “morro abaixo” e com direito ao refresco nos rios e cachoeiras. A escalada é outro esporte rico de opções nessa região, com a existência de grandes e bonitas vias nas montanhas conhecidas como Cabritos e Pedra D´Anta (ou Anta Maior). 

Cuidados

No entanto, antes de listar as possibilidades de banho de rios e cachoeiras como nos Frades é importante destacar os cuidados que deve ter ao frequentar esses locais: – Os ambientes naturais não têm salva-vidas, então reconhecer os pontos onde você pode se banhar de acordo com a sua habilidade na natação é fundamental; – Com o fundo formado por pedras e muitas vezes água escura, pode haver vários trechos com profundidade muito maior do que outros, evite sustos e desastres; – Muitas pedras são escorregadias; – Não mergulhe sem saber se há pedras no fundo dos poços, um choque de cabeça ou costas pode ser fatal; – Em alguns locais, como nas cachoeiras da Serra, há risco de tromba d´água. Fique atento à formação de nuvens e sinais de elevação do nível do rio; – Não deixe nenhum tipo de resíduo e leve apenas boas lembranças dos locais.

Novelas, filmes, séries, comerciais… A beleza do Vale dos Frades é tamanha que frequentemente é utilizada em produções diversas

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Moradores da Fazendinha denunciam o estado precário da Rua Jaguaribe

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE