Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Circuito Terê-Fri, experiências no turismo rural, gastronomia e história

Uma das estradas mais charmosas da Serra, RJ-130 encanta não só pela sua beleza, mas pelas várias opções de lazer

Nina Benedito

Com 68 quilômetros de extensão, a estrada Teresópolis-Friburgo corta montanhas e vale, lugares encantadores dentro da Mata Atlântica ligando as duas cidades serranas. Considerada uma das rodovias mais turísticas do estado do Rio de Janeiro, em todo o seu percurso localizam-se agradáveis recantos de veraneio, haras, hotéis-fazenda, pousadas charmosas, restaurantes, lojas de artesanato em geral e antiquários. Também estão espalhadas ao longo da RJ-130 grandes áreas agrícolas, com a produção de hortaliças sendo a principal responsável pelo abastecimento da cidade do Rio de Janeiro. Assim, horticultura e fragmentos florestais, em alguns pontos protegidos pelo Parque Estadual dos Três Picos, foram um encantador cenário rural pouco comum no estado do Rio de Janeiro, o tem que fomentado um turismo com experiências em sítios e fazendas que tem como foco a agricultura familiar.
Muitos desses sítios oferecem café da manhã ou almoço, sempre com produtos locais, muito fresquinhos e produzidos em suas propriedades. Além do turismo rural, o circuito Terê-Fri, como é conhecido, oferece atrativos culturais e históricos. Então, nada melhor do que um fim de semana em um hotel fazenda ou até mesmo um dia para conhecer alguns dos muitos lugares dessa região encantadora, seja para andar a cavalo, pescar, caminhar nas trilhas respirando o ar puro das montanhas, ou desfrutar de uma das várias opções gastronômicas do circuito. Para qualquer lado que se olhe, há sempre uma vista bonita para ser admirada, e lugares encantadores para explorar. A seguir, veja algumas sugestões do que fazer ao longo da rodovia RJ-130.

Restaurante Ali Babá
Serve uma deliciosa e tradicional comida árabe, tabule, kafta, Manouch de Zaatar, arroz com lentilhas, e muitas outras delícias. O cardápio é autêntico, além dos doces típicos como o Ninho de pistache, Baclawa, Namoura. Uma entrada que não pode faltar é o trio de pastas de Homus, Babaganouch e Coalhada seca. O restaurante fica na Estrada Terê-Fri km 3,5. Funciona de quarta a sábado, das 11h às 20h. Domingos, das 11h às 16h. Telefone: (21) 2040-0900. Instagram: @alibabatere.

Restaurante Green Valley Baddini
Tradicional restaurante, serve massas, petiscos, rodízio de fondue e queijos e vinhos. Muito bem localizado, no condomínio Green Valley, na Estrada Antônio Carvalho Ventura s/n, em Albuquerque, funciona as sextas, sábados e domingos para almoço das 11h30h às 15h30 e para o jantar as sexta e sábados, das 18h30 às 22h30. Reservas: (21) 2644-6852. 

La Birosca Romana Di Sandro 
Como o próprio nome já diz, a especialidade da casa é a comida italiana. Fica localizada no km 3,8, Vale Feliz. Funciona as quintas-feiras das 11h30 às 15h, sextas e sábados das 11h30 às 17h e das 19h às 23h para o jantar. Aos domingos, das 11h30 às 16h. Contato: (21) 2644-8484.

Rosti Restaurante
A ideia de um novo conceito em batataria de rua nasceu em um container super aconchegante bem no Centro, onde eram servidas as famosas batatas rosti com vários sabores acompanhadas de cerveja bem gelada ou vinho. O sucesso foi tão grande que de um container, os proprietários abriram um restaurante na Terê-Fri. Hoje, além das tradicionais batatas rosti, é servido um cardápio variado, incluindo cortes nobres de carnes. Possui uma carta variada de cachaças artesanais para agradar os amantes da bebida. O restaurante fica localizado na Estrada Teresópolis Friburgo, km 4, no Shopping do Vale. Funciona de quinta a sábado, a partir das 19h. De terça a domingo, abre para almoço a partir das 11h30. O Instagram é o @rostitere

Cremerie Geneve
O casamento perfeito da paisagem europeia com a culinária francesa do Chef Reinaldo Pires. Em uma localização privilegiada, em meio à Mata Atlântica, o restaurante fica dentro de uma propriedade deslumbrante, onde é possível além de desfrutar da requintada gastronomia francesa, os visitantes podem passear pelas trilhas leves, apreciar as cabras que vivem no local e ainda contam com uma lojinha de produtos locais, como mel, queijos de cabra produzidos na propriedade, doces em compota entre outros. O restaurante fica no quilômetro 16 e funciona às quintas-feiras, das 12h às 17h, sextas e sábados das 10h às 22h e aos domingos das 10h às 18h. Telefone: (21) 3643-5168.

Sobrado Histórico José Francisco Lippi 
O Sobrado abriga e divulga parte da História de Teresópolis, desde a trajetória da vida do imigrante italiano José Francisco Lippi e o início do vilarejo Venda Nova, localizado no Terceiro Distrito. Além do espaço com documentos, fotos, móveis e ambientes do final do século XIX, possui jardins para passeios entre flores, frutas e pássaros. O museu fica localizado no quilômetro 15. Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 13h30 às 17h. É necessário o agendamento para as visitas através do telefone (21) 2644-7076 ou com as agências de turismo locais.

Artesãos da Estrada
São 30 artistas diferentes que fazem trabalhos com técnicas e estilos diversos e expõem seus trabalhos com características autorais, perfil sustentável e também com temáticas teresopolitanas. Encanta a diversidade de artesãos em um único espaço colaborativo, onde é possível encontrar vários produtos produzidos na região, além de souveniers de Teresópolis. O espaço fica localizado no quilômetro 7,5, em Albuquerque. Funciona de quarta a sábado, das 09h30 às 17h, ou em qualquer dia com agendamento prévio pelo (21) 98086-5936 ou com as agências de turismo locais. Espaço amplo e arejado, seguindo todas as normas de higienização, distanciamento e uso de máscaras.

Cantinho Valéria Fernandes
Há mais de 30 anos produzindo deliciosos e diferentes doces caseiros, sendo mais de 300 tipos de doces, picles, geleias e compotas, além dos já famosos pastéis exóticos, com mais de 100 opções de sabores incríveis. Em um ambiente rústico, é possível desfrutar além dessas centenas de iguarias, também os diversos tipos de carnes de caça. O Cantinho Valéria Fernandes fica no km 12, em Vargem Grande, a 50 metros do Le Canton. Reservas: (21) 3643-6285.

Hotel Village Le Canton
Considerado o resort mais completo da América Latina, com um parque de diversões coberto, o Le Canton como é conhecido, oferece diversas opções de eventos sazonais. Fica Rua Antônio Silva, 300, em Vargem Grande. Central de Reservas: (21) 3613-9500.

Cachaçaria Imbaúba
Produtor de cachaças artesanais dedicados à elaboração de produtos de alto nível, com canavial próprio e utilização de água de fontes puras da região, o sítio está localizado na área conhecida como cinturão verde, em Bonsucesso.  A cachaçaria é aberta para quem quiser conhecer o processo de produção, degustar as cachaças e ter a certeza de estar consumindo um produto genuinamente brasileiro. Porém, é necessário realizar o agendamento para a visitação com as agências de turismo locais. Uma delas é a Ecoplay Tour (21 97172-7057).

Rancho Sabor da Roça
Um rancho dedicado à agricultura familiar, oferece, além da visitação às plantações, com direito ao "colha e pague", um verdadeiro tour de experiência. É servido um almoço de comida caseira com sabor de roça feito em fogão à lenha e com um visual deslumbrante. O rancho possui uma pequena cervejaria artesanal, onde os visitantes podem desfrutar da bebida como acompanhamento para o almoço. O Rancho fica na Rua José Manoel Rodrigues, em Lúcios, e funciona aos fins de semana. É necessário o agendamento prévio pelo (21) 99422-7725 ou com as agências de turismo locais. 

Pousada Mil Verdes
A pousada é uma iniciativa de sustentabilidade de um abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco social. Foi construída em uma belíssima região, Campanha, por iniciativa da diretoria do abrigo Associação Nova Vida, e destina o resultado financeiro liquido de sua operação para o sustento daquele abrigo. A Pousada oferece lindos chalés em uma área verde deslumbrante, piscina, campo de futebol, quadra para vôlei de praia, lago para pesca esportiva e tênis de mesa. É aberta ao público que não está hospedado. Fica na Estrada Guiomar Fleury Broux, 177. Contato: (21) 99473-3307.

Cuidados
Vale ressaltar que as propriedades particulares precisam de agendamento com as agências de turismo locais. Também nunca é demais informar que, nesse momento de pandemia, todos os estabelecimentos vêm seguindo todas as orientações e protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde.

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE