Cercado por três unidades de conservação ambiental, Teresópolis é um dos municípios mais privilegiados em fauna e flora e, consequentemente, pesquisas científicas. Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis protegem um grandioso número de exemplares animais e vegetais, garantindo a continuidade de espécies e qualidade de vida para a população. Para falar sobre a importância desses ambientes e fauna selvagem, o programa “Mochileiro Podcast”, da Diário TV, apresentado por Marcello Medeiros, recebeu o Biólogo Vinicius Netto, do PNMMT.
“Temos uma riqueza enorme em nossa região, espécies que são só vistas aqui, outras que não eram vistas há anos e passaram a ser observadas graças aos parques. Eles são fundamentais para garantir a continuidade da vida mesmo com a pressão antrópica no entorno”, pontua o pesquisador, que nas suas redes sociais (@biologoviniciusnetto) registra o cotidiano de flagrantes e pesquisas no Parque Montanhas de Teresópolis.
Um dos membros da nova geração de coordenadores do PNMMT, Vinicius falou sobre espécies da avifauna local como as maitacas e pica-paus, aves de rapina como gaviões, falcões e corujas, o impressionante Urutau – também conhecido como “Mãe da Lua” ou “Ave Fantasma”, primatas e mamíferos, além de destacar a importância da reabilitação e reintrodução de espécimes resgatados de ações criminosas humanas ou acidentes, por exemplo. O “Mochileiro Podcast” é exibido na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) e também pode ser visto separadamente no canal da Diário TV Teresópolis no YouTube.