Mesmo em um mundo globalizado e moderno, ainda há quem ache que mulheres não podem fazer determinadas atividades. Ou pior, o machismo enraizado e ultrapassado atrapalha que algumas delas se proponham a realizar seus sonhos e conquistar o mundo. E se você é uma dessas pessoas, precisa conhecer a história da montanhista e influenciadora Vivian Telles, entrevistada da semana no “Mochileiro PodCast”, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV. Teresopolitana de nascença, ela foi criada em São José do Vale do Rio Preto, mas foi no Rio de Janeiro que se estabeleceu e descobriu o esporte que mudaria sua vida. As trilhas começaram a ser percorridas por ela após um longo período de incerteza, por conta de uma doença, e a cada quilômetro percorrido Vivian percebia que esse seria o seu caminho de reconexão com tudo que realmente importa. “Sentia falta do que vivi na infância, do que me fazia bem. E as montanhas começaram a fazer muito sentido para tudo”, pontuou.
As montanhas foram sendo conquistadas, uma a uma, um novo horizonte se descortinou diante dos olhos e hoje Vivian é referência para outras mulheres. Criou guias com dicas para quem, como ela mesma no começo, não sabe por onde iniciar, divulgou roteiros e ideias que mostram que elas podem chegar onde quiserem – caminhando, escalando, viajando ou em qualquer outro segmento. Atualmente, Vivi, como também é conhecida, acumula quase 70 mil inscritos em suas redes sociais e mantém um site especializado no assunto.
Além do montanhismo e escalada, Vivian tem motivado outras mulheres a colocar o pé na estrada, mostrando que “viagem solo” é um estilo que também pode ser praticado por elas. “Na primeira vez que me aventurei, fui em três países. Até 2017, eu nunca tinha andado de avião, saí e nem sabia quando iria voltar. Comprei uma passagem e entrei pela Bolívia, que é não é um país tão interessante para uma mulher sozinha, Peru um pouco menos, Chile mais tranquilo e Argentina melhor ainda. Nessa viagem fui até o Chile, onde cheguei com vários ‘prints’ de fotos no celular de lugares que eu gostaria de conhecer… E estive em todos eles”, frisou a inspirada e inspiradora montanhista, que atualmente se prepara para uma viagem de carro até a Patagônia – sozinha!
Temas e onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.