Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vale dos Frades em Teresópolis, um lugar para colocar o físico e a mente em dia

Um dos pontos mais bonitos de Teresópolis oferece diversas opções para qualquer época do ano

MOCHILEIRO – Marcello Medeiros

Dizer que Teresópolis é privilegiada pela natureza é quase redundante, pois para quase qualquer direção que se aponte se chega a algum lugar onde a vontade de ficar ou voltar é grande. Mesmo com o crescimento populacional e consequente ação antrópica, o fato de estar cercado por três unidades de conservação ambiental mantém o município em um patamar elevado de beleza e qualidade de vida. Assim, é difícil até escolher o mais bonito – visto que beleza é sempre relativa – e que não pode deixar de estar na lista de desejos de quem é apaixonado por cenários moldados por anos de história e conservação ambiental. Mas, se tivesse que indicar um lugar “fora do comum” para você visitar, esse lugar seria o Vale dos Frades, no Terceiro Distrito de Teresópolis.

Principal atrativo turístico da região é a Cachoeira dos Frades, que fica em uma área particular com acesso liberado

Protegida pela APA da Bacia dos Frades e mais recentemente pelo Parque Estadual dos Três Picos, essa região conseguiu conter o avanço dos pastos e propriedades rurais e as dezenas de imponentes montanhas e vales, cortados ainda por diversos cursos d´água, são um convite à contemplação e a necessidade de conhecermos melhor um mundo tão cobiçado por quem precisa viver na pressão das grandes cidades – e que acaba desvalorizado por quem tem acesso mais fácil a ele. E, não bastassem cenários dignos de produções televisivas e de cinema, que por dezenas de vezes estiveram por lá, há muitas opções para a prática esportiva. Ou seja, esse é um excelente lugar para colocar físico e mente em dia.

Pequenos rios, remansos, prainhas… Há diversos cantinhos para relaxar além da queda principal dos Frades

Muitas opções
Não é a primeira vez que escrevo sobre os Frades e, provavelmente, não será a última tamanha a quantidade de possibilidades nessa região. Mountain bike, trekking, hiking, cavalgada, escalada… Há muito que se fazer por lá! Na coluna de hoje vou destacar uma prática bem simples e que requer pouco investimento, mas que pode render benefícios enormes, a caminhada.

Para quem quer fugir do ponto mais visitado, a dica é continuar subindo a estrada dos Frades e achar outros acessos ao rio

Bora caminhar!
As estradas de terra batida, que serpenteiam montanhas como a Pedra do Índio, Morro dos Cabritos, Pedra D´Anta, entre outras, são realmente perfeitas para essa prática. Basta deixar o carro logo na entrada, nas proximidades do km 20 da RJ-130, a Teresópolis-Friburgo, e seguir sempre pela principal. São 11,5 quilômetros até o final da Estrada dos Frades, na portaria da Fazenda Itatyba (não esqueça que terá a mesma distância para voltar). A dica é seguir “devagar e sempre”, para poder respirar melhor o ar puro e ir parando nos lugares que mais lhe impressionarem. Se bem que essa parte é bem difícil, visto que quase tudo é impactante por lá.

Bora caminhar! Do encontro com a RJ-130 até a portaria da Fazenda Itatyba são 11,5 quilômetros de distância

De queda em queda
No período de verão, uma boa opção é ir parando nos pontos para banho. A principal cachoeira é que leva o nome da localidade, a 4,5 quilômetros da RJ-130. Mas há diversas outras quedas d´água, poços, remansos e prainhas que fazem um bem danado nesses dias de muito calor. Mas, vale lembrar mais uma vez, muito cuidado ao frequentar esses ambientes. Rios e cachoeiras não têm salva-vidas, podem existir pontos muito fundos, locais escorregadios e ainda há o risco de rápida cheia em consequência de chuva nas áreas de nascente dos cursos d´água. Então a dica é relaxar, mas sempre atento.

Não deixe e nem leve nada
No último sábado, 18, fiz mais uma vez esse percurso a pé. Mesmo sendo surpreendido por uma tempestade no final do trajeto, foi um bom dia de lazer nos Frades. Ao longo de toda a estrada percebi uma necessária ação da associação de moradores da localidade, a AMOFRADES: está sendo feita uma campanha para que o visitante não deixe nenhum tipo de resíduo por lá, um problema que tem se agravado com a massificação do turismo ecológico. Então, reforço a dica que já publiquei por aqui dezenas de vezes: “Ao visitar ambientes naturais, não deixe nada a não ser pegadas e não leve nada a não ser boas lembranças”. Para saber mais sobre esse e outros atrativos, acesse o Instagram @mochileiro_marcello

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE