Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

400 motos e 300 veículos serão leiloados em Teresópolis

Quem teve o veículo apreendido pode procurar espaço para regularizar e evitar leilão do bem

Marcello Medeiros

Necessário há bastante tempo, diante do grande volume de veículos apreendidos nos últimos meses, está sendo organizado o leilão de veículos que foram “esquecidos” no depósito público municipal, em Três Córregos, no Segundo Distrito. Segundo apurado pelo Diário, são aproximadamente 400 motocicletas e 300 veículos retirados de circulação em operações das forças de segurança, muitos em boas condições de uso, mas com documentação em situação irregular, e outros, principalmente motos, que eram utilizadas em vias públicas sem placas e outros acessórios obrigatórios. O procedimento legal para a venda dos bens não regularizados está em curso, com o levantamento dos veículos e separação por lotes que poderão ser disputados no leilão público. A previsão inicial é que tal venda ocorra no início do mês de abril.

O procedimento legal para a venda dos bens não regularizados está em curso, com o levantamento dos veículos e separação por lotes que poderão ser disputados no leilão. Foto: Marcello Medeiros/Diário


Em janeiro, a reportagem do Diário esteve no espaço público do município, às margens da rodovia BR-116. Naquela ocasião, já era grande o número de motos e carros apreendidos que não haviam sido retirados pelos seus proprietários. Também naquela ocasião, fomos informados pela Guarda Civil Municipal que, para retirar do depósito um veículo apreendido é preciso regularizar toda a documentação – IPVA, multas e taxas de apreensão, além de serem reinstalados itens obrigatórios que tenham sido removidos ou substituídos por irregulares, como escapamentos que produzem som acima dos decibéis permitidos. Se a placa estiver apagada, quebrada ou não existir, é necessário pagar um DUDA ao Detran.RJ para solicitar uma nova e instalar no pátio da GCM. Toda a “recuperação” das motos deve ser feita pelo proprietário. Aliás, só consegue fazer a retirada o titular do documento do veículo ou pessoa com procuração para tal ação. O prazo para que o bem possa ser encaminhado a leilão é de 60 dias. Mesmo no caso dos que forem destinados à venda, os proprietários podem retira-los até o dia do procedimento.

O prazo para que o bem possa ser encaminhado a leilão é de 60 dias. Mesmo no caso dos que forem destinados à venda, os proprietários podem retira-los até o dia do procedimento. Foto: Marcello Medeiros/Diário

Fiscalização e denúncia
Nas operações de trânsito são conferidos o limite de velocidade nas vias urbanas e rurais, o respeito aos sinais de trânsito, a documentação de motoristas e de veículos, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Irregularidades como veículos com cano de descarga aberto, falta de placas, avanços de sinal e bandalhas no trânsito, como retorno em local não permitido e circulação em faixas de pedestres ou calçadas, podem ser denunciadas pelo número 153, da Guarda Civil Municipal. A ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar.

“Rolezinho” terminou no depósito
Assim como ocorreu no fim de ano, quando um grupo de jovens combinou um “rolezinho” utilizando motos em situação irregular e promovendo baderna em vias públicas, um grupo de Nova Friburgo que tentou repetir o “passeio” em Teresópolis teve que voltar para casa de carona. Nove motocicletas foram apreendidas na região de Bonsucesso, no Terceiro Distrito, depois que a Polícia Militar recebeu denúncias sobre atos infracionais e ilícitos na zona rural do município. Guarnições do 30º BPM cercaram o bando e constataram diversas irregularidades: menores na condução das motos, falta de licenciamento, placa, retrovisores e a utilização de canos alterados, promovendo barulho ensurdecedor. Equipe do setor ROMU Alfa, da Guarda Civil Municipal, foi acionado para dar apoio aos militares. Diante das irregularidades envolvendo os veículos, eles foram removidos para o depósito público municipal.

DIÁRIO MULTIMIDIA – Não é autorizado reproduzir parte do texto ou fotos mesmo com crédito

Edição 12/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como pedir a renovação ou a segunda via da CNH pelo Posto Digital

Rua Dr. Aleixo permanece interditada e buraco gera transtornos para a população

prefeitura

Em apenas dois meses, prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões do governo estadual

Dia Mundial do Lazer: Sesc oferece atividades que unem tecnologia e diversão

Mulher presa após furtar 19 peças de roupa e calçados em loja na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE