Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

6° Conferência Municipal Reforça a voz da mulher na Política Pública

Evento recebeu autoridades e representantes da sociedade civil para um debate profundo sobre o tema

Teresópolis deu um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora para as mulheres. A 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada na última segunda-feira (16), no Ceac – Praça Baltazar da Silveira, nº 65 – reunindo autoridades e mulheres representantes da sociedade civil para um debate profundo, corajoso e transformador.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o evento — realizado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (SMDM) com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) — propiciou um espaço seguro para a avaliação das demandas femininas na cidade, sendo um marco na definição de caminhos para a criação de políticas públicas cada vez mais eficientes.

Secretária Municipal dos Direitos da Mulher Katia Borges. Foto: AsComPMT


A jornada começou às 8h, com o credenciamento, um café de boas-vindas e a formação das mesas de autoridades. Entre as ,presentes estavam a vice-prefeita Dra Afaf, as vereadoras Erika Marra, Marcia Valentim e Professora Amanda, representantes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Civil, da Alerj e da Guarda Municipal.
Na primeira apresentação, a palestrante Laura Muri propiciou uma profunda reflexão sobre a importância de ampliar caminhos para que as mulheres se apropriem de seus direitos. A mensagem compartilhada reforçou o tema do evento — “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas” — como sendo a chave para uma mudança consistente na sociedade.
Ainda na parte da manhã, a desembargadora Márcia Leal tocou em um ponto sensível: o assédio no ambiente de trabalho. “As mulheres estão sendo cada vez mais protagonistas, conquistando posições antes reservadas apenas aos homens, principalmente na educação e nas profissões. Quando temos essa porta, a mulher revela toda a sua competência”, afirmou a desembargadora.
A vereadora Professora Amanda reforçou que o debate é fruto de uma consciência compartilhada na cidade. “A gente sabe que Teresópolis ainda tem índices muito graves em relação a proteção das mulheres, então, a gente tá aqui discutindo e debatendo. A gente começa a construir uma nova forma de sociedade aqui na nossa cidade, uma nova forma de se pensar na mulher na sociedade inserida nos espaços de poder”, disse.
Já a vereadora Marcia Valentim enfatizou que, apesar das dificuldades, a mulher revela uma resistência permanente. “Ainda estamos muito aquém, é preciso dar mais espaço às mulheres nas esferas de poder. A mulher que batalha todos os dias, que guerreia na vida, se receber as mesmas condições, ela chegou muito longe. A sensibilidade feminina faz com que nasçam inúmeras alternativas nas políticas públicas”, completou.
A secretária Katia Borges resumiu o espírito do evento: “Queremos que essa conferência produza caminhos específicos para que os direitos das mulheres serão respeitados neste município. A gente quer que as propostas que serão aprovadas ajudem, de fato, a mulher a se autogovernar, sendo autônoma nas suas relações pessoais, na família, no trabalho. É pra isso que estamos aqui”, disse.


A vice-prefeita Dra. Afaf enfatizou: “Eu acho que essa conferência é de suma importância para as mulheres. Estamos aqui hoje estudando várias formas de políticas públicas na nossa vida: valorização da mulher, empoderamento, orientação. As palestras que tiveram aqui são de suma importância, onde mulheres batalhadoras, mulheres que venceram na vida, deram exemplo mostrando que é possível cada mulher ser o que ela quiser.”
Com o fim das atividades, às 15h, ficou a mensagem de que é preciso oportunidade, apoio, acolhimento, assistência e parceria para que as mulheres reconstruam suas trajetórias. Apenas assim será possível dar às teresopolitanas o espaço que lhes é de direito — na família, nas comunidades, nas empresas, nas instâncias públicas — sendo agentes transformadores de um futuro mais humano, digno e igualitário.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE