Wanderley Peres
Depois de criteriosa avaliação de historiadores, bibliotecários, museólogos e pedagogos, o livro “A cidade de Teresa”, da escritora teresopolitana Ana Maria Andrade, faz parte agora do acervo da Biblioteca do Museu Imperial e está disponível para pesquisadores; também na Biblioteca Rocambole, setor educativo do museu, e disponível para empréstimo às crianças. Para alegrar ainda mais a autora, que ocupa da cadeira 29 da Academia Teresopolitana de Letras, o livro também foi aprovado para venda na Loja do Museu, disponível para todos os visitantes.
A notícia chegou exatamente na semana de comemorações muito especiais: 1 ano do lançamento de “A cidade de Teresa” na versão impressa, e no evento de comemoração dos 201 anos da Imperatriz Teresa Cristina, quando são lembrados os 180 anos de Petrópolis e 80 anos do Museu Imperial.
“Será coincidência ou tudo aconteceu no tempo que foi preciso?”, comentou a consagrada autora, encantada com a recepção do Museu Imperial, que acolheu a sua obra com tanto carinho. “Foram muito carinhosos comigo o diretor Mauricio; a museóloca Ana Luiza; a Marcia e a Fernanda, da loja do museu; o Renato e o Lucas, da biblioteca Rocambole. Bom saber que tem gente sensível à arte cuidando da nossa memória”.
Além do atrativo cultural no Museu Imperial, Ana Maria ainda aproveitou a gastronomia do espaço, bela massa do Bistrô no jardim do museu, bem do jeitinho de sua personagem, Dona Teresa Cristina.