Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A importância da colonização inglesa para o turismo em Teresópolis

Atual secretária da pasta do município, Beth Mazzi destaca a influência inglesa deixada por George March como um grande atrativo

Nina Benedito
@ninabenedito

Recentemente empossada como secretária municipal de Turismo, a empresária Beth Mazzi, que já foi diretora do Polo Gastronômico de Teresópolis, destaca a importância da colonização inglesa não só para o turismo da cidade, mas para a valorização do sentimento de pertencimento do teresopolitano. Em entrevista ao “Programa da Nina”, da Diário TV, ela falou um pouco sobre os novos desafios de fortalecer ainda mais o turismo no município através da história, da influência inglesa deixada por George March. “Nós temos várias influências de várias culturas. O historiador Wanderley Peres fala de todas essas influências, mas sendo a primária a da Inglaterra, e isso fez toda a diferença para que hoje, e não é por acaso que nós somos a capital do montanhismo. Ingleses vieram aqui e difundiram isso. Isso é a cultura da cidade”, enfatiza.
Ainda segundo a secretária, o que falta é o conhecimento dessa história que o teresopolitanos têm para contar, que vão mostrar porque Teresópolis é a Capital Estadual da Agricultura Familiar e temos uma força muito grande na economia com as folhosas que abastecem cerca de 90% do nosso estado. “George March quando chegou veio com uma fazenda modelo e aclimatou vegetais, trouxe o cultivo de plantio em platôs, que faz toda a diferença para fazer disso uma atividade econômica que sustente o nosso município. Toda essa história, precisa estar no coração do teresopolitano, como um diferencial, e como todas as valorizações”, destaca. “E a urbanização da cidade se destaca muito em relação as outras cidades da baixada por causa dos ingleses, o jardim em frente as casas, a vontade de ter avenidas mais largas, toda essa configuração vem desse passado. Quando os portugueses vieram aqui, muitos desses legumes e verduras, e até depois mais tarde, os Granados fazem isso com as ervas medicinais para a indústria farmacêutica, aproveitando a geografia e a cultura que aqui se estabeleceu no início, e é isso que a gente pretende agora no turismo, que a gente entenda que o DNA da cidade tem muito do comer bem, receber bem, que também é uma herança do George March, que para mim é o precursor da hotelaria, desse formato de mostrar a cidade nesse formato de casa aberta, de alugar, ele fazia umas trocas, ele era um comerciante com um palacete em Botafogo e fugiu daquele calor insalubre, achou essa saída e fez esse convite que encantou a outros europeus e que vieram pra cá. Esse encantamento, é o propósito do turismo, mas ele só se serve , só se presta quando o cidadão tem uma situação interessante, confortável, orgulhosa de vida” enfatiza a secretária de turismo.

Os festivais como atrativo
A Secretaria de Turismo está trabalhando com mais um festival da cultura italiana marcando o Bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina, que também tem uma influência muito forte em Teresópolis, mas, Beth destaca o festival Inglaserra, enaltecendo a colonização inglesa, que está sendo formatado para que aconteça ainda neste ano, como a primeira influência , o precursor de tudo isso, como o próprio Wanderley Peres nos conta baseado em suas pesquisas históricas sobre o município, e que prometem atrair muitos turistas para a cidade, trazendo recursos, gerando postos de trabalho e fomentando a economia de Teresópolis como um todo.

Fundador da cidade de Teresópolis, George March


Sobre o festival “Sabores Britânicos”, segundo Beth Mazzi, o historiador Wanderley Peres deu um grande presente para a cidade com a apresentação dessa minuciosa pesquisa sobre George March e a influência dele e de seus costumes que permanecem até hoje enraizadas na terra e no povo teresopolitano. “A gastronomia atrai muito as pessoas, e quando o Polo Gastronômico de Teresópolis recebeu essa pesquisa do Wanderley Peres, eles foram a fundo, e já existem várias edições que contam muito o prato, que a gastronomia inglesa nem é a mais gostosa, mas a história que se conta faz dela o motivo muito forte para as pessoas virem a Teresópolis , irem ao restaurante , e com isso a economia começa a girar, e assim o associativismo através de uma associação como o Polo, como o Convention e outros, vai fazendo isso tudo ficar mais forte, capacitando cada vez melhor, vai elevando a oferta de emprego, a formação dos profissionais, e com isso, mais mercado se abre, é uma roda que se move através de uma história para contar”, diz. “Essa relação entre o prato oferecido pelo restaurante e a família que aqui veio, foi levada muito á sério, e fez disso um festival de sucesso nas quatro edições, mais do que outros festivais que também são promovidos com assuntos mais comuns a gastronomia em geral, porque assim como Teresópolis é a única cidade que sofreu essa influência dos ingleses, esse festival traz essa cor diferente, não quer dizer que a gente não valorize muito outras influências de tantas colônias que passaram por aqui, mas foi a primeira e deu frutos para outras colônias”, completa.

O historiador Wanderley Peres responsável pela pesquisa sobre a colonização de Teresópolis com Beth Mazzi nos estúdios da Diário TV

Polo Gastronômico e turismo
“Eu deixei a diretoria do Polo Gastronômico, que tem um grupo muito forte, mas que continua sobre a batuta na nossa incrível Vânia Baddini que é a Presidente do Polo, para que eu pudesse ficar neutra e com bastante foco na secretaria de Turismo. A equipe conta com Cristina Mendes, o Hugo, um empresário do Café, entraram várias pessoas, além da Cláudia da Maria Torta, são vários diretores segurando muito bem o Polo Gastronômico”, destaca Beth. Sobre a Secretaria de Turismo destaca que “Temos muito trabalho pela frente, uma cidade com tantas possibilidades, com essa riqueza, é uma honra ter recebido o convite, uma responsabilidade enorme, um trabalho que me motiva e que vai exigir bastante dedicação”. A entrevista completa você acompanha na programação da Diário TV ou pelo canal no YouTube “Diário TV Teresópolis”.

Assista a entrevista pelo nosso Youtube com a Secretária de Turismo Beth Mazzi.

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE