Wanderley Peres
O vereador Fidel Faria deu entrevista ao programa Hélio Carracena, da Diário TV, nesta quarta-feira, quando comentou sobre os problemas da cidade, e especialmente do interior do município, que é a sua origem. Nascido e criado em Bonsucesso, no Estrelinha, filho de Vânia de Mello Mendes e Carlos Henrique Faria, pai de Gabriel e Ana Laura, Fidel Mendes Faria começou a trabalhar como caixa em uma padaria se tornando gerente, depois aprendeu o serviço de pintor automotivo, e passou a trabalhar na regulação de consulta, da Secretaria. Eleito o primeiro vereador do Partido Verde em Teresópolis com 818 votos, faz parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal como primeiro secretário, e atua ainda como membro das comissões de Saúde e Assistência Social e de Agricultura e Abastecimento Agrícola.
Sobre os rumores de que está sendo processando pelo prefeito, Fidel Faria disse que não foi intimado e quando isso acontecer vai se defender, porque não sabe o que pode ter feito ou falado para que fosse processado. “Só se foi porque dei opinião sobre o governo desse mau prefeito, e isso eu tenho o direito”, disse, entre outras coisas, confira as falas.
CALOTE
A prefeitura de Teresópolis sempre deveu. Mas o atual prefeito está devendo demais, e o volume da dívida aumentou tanto porque não se paga mais as dívidas. O prefeito não vem pagando as dívidas antigas, nem as dívidas que faz. O Vinícius não cumpre nem os acordos que faz. E isso não era para estar acontecendo porque o atual governo aumentou a arrecadação para o dobro, mesmo assim não paga o que deve, nem os atrasados. Se tem o dobro do dinheiro e não tem dinheiro para pagar ninguém, cadê o dinheiro?
COLETA DE LIXO
De uns tempos pra cá, desde que chegou esse governo, por onde se passa tem um lixão, especialmente no interior do município. Esses locais clandestinos de depósito de lixo ocorrem porque a coleta não funciona, ou não é feita de forma sistemática e contínua. E não é só o lixo comum. Quem tem um eletrodoméstico e ele quebra, precisa descartar e joga fora, em qualquer lugar. A prefeitura pode ajudar nisso, porque as pessoas mais humildes não têm como se livrar desse lixo, e mesmo aqueles que tem como pagar não têm onde jogar.
VEREADORES RUINS
Sempre tem essas críticas, genéricas, de que os vereadores são ruins ou não servem para nada. Mas é a Câmara que fiscaliza o poder executivo, e o trabalho dos vereadores precisa ser acompanhado pela população, assim os maus vereadores, aqueles que não correspondem às expetativas, pode ser trocados na eleição. O povo tem o direito à crítica, entendemos assim, mas é um dever do eleitor o acompanhamento dos trabalhos dos eleitos e a sua aprovação ou não.
REVISTINHA
“A prefeitura fez licitação para a publicação de 50 mil revistas. Mas, como sempre, tudo de forma escondida. Até o vídeo da sessão de licitação sumiu da internet. Quando foi para vender a água, publicaram o resultado do pregão no mesmo dia, os recursos, tudo foi rápido. Mas, a revista, já tem mais de uma semana da licitação e ninguém fala nada, nem um ato oficial publicado. E essa contratação de gráfica para imprimir revista pode estar errada porque estamos em ano eleitoral, e não se pode gastar em propaganda valor superior ao que se gastou nos anos anteriores, e no ano passado não teve revistinha. E não faz sentido o governo publicar revista, porque só se for para o prefeito fazer promessas, porque o governo não nenhuma obra pronta para divulgar, e das tantas obras paradas o prefeito não vai querer falar. Será que essas revistas não seriam para promoção pessoal de alguém?”
O INTERIOR
No interior os problemas são muitos, e a expectativa de projetos dos vereadores implantados pela Prefeitura é zero, porque o governo não implanta nem os projetos dos vereadores da sua base aliada. A função do vereador é fazer leis e fiscalizar o prefeito, então é isso que temos feito, nem moção faço mais porque não servem para nada.
DINHEIRO DA ÁGUA
Quando foi feito o contrato da água, para a nova concessionária tomar posse, tinha que pagar o dinheiro todo, porque é o valor da venda da água que estava em jogo e não o patrimônio da Cedae. A Prefeitura não pode receber uma parte, e mandar a concessionária pagar a outra empresa uma parte. Cadê os 180 milhões? É desvio de dinheiro público isso, porque o dinheiro teria que ter entrado na conta da Prefeitura e foi desviado dela.
SAÚDE
Temos atendimento médico 24 horas, de segunda a sexta-feira, em Bonsucesso. É pouco, mas ajuda muito, e ainda assim diversas localidades próximas não são atendidas pela saúde, precisando os moradores se locomoverem e essa busca pelo atendimento faz o povo sofrer muito. Os problemas são ainda maiores no Segundo Distrito, na região de Água Quente, por exemplo, que precisa de posto de saúde para centralizar ali o atendimento das regiões próximas, como ocorre com Bonsucesso. Quando se atende a população nos pontos distantes, diminui a fila dos hospitais e da Upa, na cidade.
POLÍTICA PÚBLICA
Prefeito tem, mas falta de política pública e respeito com o povo. Até a manutenção dos serviços existentes viram motivo de politicagem, com a Prefeitura colocando ambulância quando precisa agradar vereador, e tirando a ambulância quando o vereador desagrada ao poder. Isso é muito feio, e uma grande falta de respeito com a população.
COBRANÇA DO LIXO
Tudo que o prefeito aumentou, piorou o serviço. Criam as taxas, mas não vem a melhora do serviço. Então, se fosse criada a taxa de lixo, por esse governo, como não iria melhorar o serviço, votamos contra.
Aumentou a taxa da iluminação pública em 300% e não melhorou proporcionalmente o serviço. Reduziu o custo da conta da energia elétrica, porque implantou a lâmpada de led, mas a taxa continua a mesma, com 300% de aumento, e o prefeito não dá conta, também, desse dinheiro que arrecada, porque é uma taxa para custear a iluminação pública e não para outras obrigações que o prefeito tem que usar dinheiro de outras origens. Houve a troca de lâmpadas, convencionais por led, mas muitas lâmpadas queimaram e não foram trocadas. Então, a cidade voltou às escuras, apesar de tanto dinheiro arrecadado.
REFORMA DA PMT
“Já foi denunciado esse atraso da obra de reforma da Prefeitura, e as respostas são vagas, e imprecisas. Desde a primeira empresa, que abandonou o contrato, que a Câmara vem acompanhando e cobrando. Os valores são altos, e a reforma como a obra está sendo feita é também motivo para reclamação. Obra de quase R$ 1 milhão, mas serviço de mixaria, porque não é uma reforma de qualidade.
NOVO BAIRRO
O dono do terreno devia milhões à Prefeitura, e em vez de contribuir com a cidade, a Prefeitura contribui com o dono do imóvel, que passa a ter uma Prefeitura em seu terreno. Se for autorizado o bairro, é a Prefeitura quem vai custear as despesas com a abertura de ruas, e é quem vai instalar água e a luz, fazer galerias, porque é um bairro da cidade. E isso não podemos aceitar, porque existem outras prioridades, todas envolvendo os mais pobres, e não os mais ricos.
INTERIOR
O interior não melhorou, e tem piorado, não por falta de ação do mandato dos vereadores eleitos pelo Segundo e Terceiro Distrito, mas por conta do descaso da administração municipal que não cuida da iluminação pública, da manutenção das estradas, das escolas que muitas estão com problemas e ainda a saúde, que também tem muitos problemas.