Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aberto novo espaço para divulgação do artesanato local

Estrada Teresópolis-Friburgo vira palco para exposições e vendas dos produtos

Os artesãos de Teresópolis têm um novo local para comercializar suas peças autorais e exclusivas: A Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130). O “Espaço Vem da Serra”, localizado no KM 7,5, em Albuquerque, foi aberto ao público nesta sexta-feira (18). Na última terça-feira (15), o espaço foi reinaugurado pelos artesãos e pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, em uma confraternização. “Os turistas que vierem visitar o local vão encontrar bonecas feitas artesanalmente, tecelãs, pirogravuras em madeira e couro, costura criativa, crochê de lacre e 3D, aquarela em madeira, puffs com pneus reaproveitados, além de artesanato com temas da cultura de Teresópolis. O espaço é lindo e vale a pena ser visitado por todos”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Cléo Jordão. Também prestigiou o evento a Secretária dos Direitos da Mulher, Patrícia Falcão.
O Espaço Vem da Serra tem a direção de Alex Toscano, criador de mobiliário e decoração em ferro, madeira e pedra. O artista abriu suas portas para propagar a cultura de Teresópolis. “As secretarias de Cultura e Turismo andam juntas em várias parcerias e dessa vez não podia ser diferente. A nossa intenção, e também a dos artesãos, é que o Espaço Vem da Serra entre na rota do turismo e que os ônibus desse segmento parem para visitar a loja e que os turistas levem para casa alguma lembrança da cidade”, enalteceu o subsecretário de turismo, Henrique Silva.
De acordo com Cléo Jordão, esses novos espaços de exposição e comercialização ajudam a aumentar a autoestima dos artesãos de Teresópolis. “Devido a um evento desencadeado pela Secretaria de Cultura, que foi a feira Teresópolis Artes Manuais, antecedendo o Natal, os artesãos começaram a ter mais autoestima e eles mesmos criaram grupos empreendedores em várias partes da cidade para promover o artesanato. Hoje temos 400 artesãos cadastrados pela secretaria de cultura”, explicou a secretária Cléo Jordão. O “Espaço Vem da Serra” funcionará de segunda  a quarta-feira, das 14 às 18h e de quinta-feira a sábado de 8h às 18h.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Lixão do Fischer: aterro modelo no Nordeste pode ser replicado em Teresópolis

Teresópolis Shopping celebra 30 anos com expansão e novos investimentos

Polícia Civil flagra suposto ‘gerente do tráfico’ de apenas 17 anos

Casa da Memória abre duas novas exposições em Teresópolis

Casa de Cultura abre inscrições para três novas oficinas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE