Maria Eduarda Maia
O período do Natal reforça o espírito de solidariedade, incentivando iniciativas que aproximam ainda mais a comunidade e valorizam atos de ajuda ao próximo. E Teresópolis entra nesse clima com uma iniciativa especial e que já é bastante conhecida por seus moradores. A ciclofaixa, na Reta, vai receber na próxima semana, entre os dias 18 e 20, mais uma edição da maratona solidária do ultramaratonista Delino Tomé, de 71 anos, que vai percorrer durante 48 horas seguidas o trajeto da antiga Casa de Saúde até a Casa & Vídeo com uma proposta simples, mas repleta de significado: ajudar os que mais precisam, fortalecendo a corrente solidária que marca esse período do ano.
“A partir de quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 8h da manhã, estarei correndo durante o dia e à noite. Em alguns momentos, vou parar no chaveiro para repor as energias e, se necessário, tirar uma horinha de cochilo durante a madrugada. Mas, durante essas 48 horas, estaremos sempre por aqui. Se eu não estiver no chaveiro, estarei correndo pelas redondezas, dando seguimento ao percurso”, explicou Delino, contando que as associações beneficiadas serão a TEIAA, a Associação São José e a população de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, depois da passagem de um ciclone que causou muita destruição.
O ponto de entrega para as doações de alimentos, como arroz, feijão, leite em pó, biscoito, açúcar e achocolatado, será no Chaveiro Mundial, em frente à lanchonete Brasileira, nos dias da maratona. “Também estamos pedindo ajuda através de PIX. As pessoas podem doar enquanto eu estiver correndo. A intenção é ajudar essas famílias a terem um Natal mais tranquilo”, declarou o atleta.

Corra junto com o ‘fera’
Vale ressaltar que, quem quiser, pode acompanhar Delino durante sua maratona, mesmo não sendo uma corrida competitiva. “Quem quiser correr, fazer uma ou duas voltas, pode ficar à vontade para participar. Esse é um evento de arrecadação para ajudar as instituições. E, como eu disse, quem não puder comparecer pessoalmente pode fazer a doação via PIX”, pontuou o ultramaratonista. “Depois da maratona, no domingo, dia 20, estarei participando do ‘Bike Noel’ e vou percorrer o trajeto com eles da Calçada da Fama até Pessegueiros. Esse é um evento que sempre gosto de prestigiar”, complementou Delino.
Motivação
Essa já não é a primeira maratona solidária que Delino Tomé realiza. Para ele, o que continua sendo uma motivação para ele encarar mais uma vez esse desafio é sua própria história. “Eu vim de uma vida muito difícil. Posso dizer que fui resgatado do abismo. Alguém lá atrás me estendeu a mão para que eu pudesse ser a pessoa que sou hoje. Por isso, acredito muito no amor ao próximo. Quando a gente olha para a situação de outra pessoa e se comove, isso nos impulsiona”, contou, ainda destacando o esporte em sua vida. “O que mais me dá alegria é saber que, através da corrida, um dom que tenho, eu posso ajudar alguém que está precisando. Essa é a minha oportunidade de fazer algo pelo próximo”.

Incentivo
Pelo fato de beneficiar várias pessoas, maratonas solidárias como esta incentiva outras ações do gênero, como ressalta o ultramaratonista. “Hoje, em Teresópolis, vemos muitas pessoas trabalhando de alguma forma para ajudar outras pessoas. O mundo está precisando de amor, amor ao próximo. Se olharmos direitinho, a vida é frágil. Então, quando vemos alguém realizando uma ação para ajudar o outro, é sinal de que ainda existe amor”, concluiu Delino.
Como ajudar
O ponto de coleta das doações será no Chaveiro Mundial, em frente à lanchonete Brasileira, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. As doações também podem ser encaminhadas pelo Pix das instituições beneficiadas:
- Associação Casa de São José
CNPJ: 28.856.144/0001-63
Rua Ary Barroso, 157 – Alto / CEP: 25961-345
Telefone: (21) 2642-7618 - Prefeitura do Rio Bonito do Iguaçu – Paraná
CNPJ – 95.587.770/0001-99









