Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Acesso da Agulha do Diabo suspenso temporariamente

Via de acesso à imponente montanha está passando por reforma

Marcello Medeiros

Considerada uma das escaladas mais impressionantes do mundo, a Agulha do Diabo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está com acesso suspenso temporariamente. O motivo: a necessidade de reforma do trecho final da via, aberta no início dos anos 40. “Alertamos que houve uma ruptura de uma das ancoragens de fixação do trecho com cabo de aço. Para propiciar a segurança com corda, serão instaladas ancoragens ao longo do cabo. Na sequencia ser a realizada a troca do cabo e suas ancoragens de fixação. A via foi conquistada em 1941 e, conforme as tradições do montanhismo, encontra-se sob a curadoria do Centro Excursionista Brasileiro (CEB)”, informa a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).
Mais antigo clube do país, o Centro Excursionista Brasileiro, criado em 1919, conquistou diversas formações rochosas na Serra dos Órgãos. Mas uma em especial demorou um pouco mais para ser vencida, o Penhasco Fantasma. O nome era justificável diante da sua dificuldade de acesso e seu formato peculiar. O gigante de granito que depois foi batizado como Agulha do Diabo só foi conquistado em 1941 e, até hoje, é considerada a montanha mais imponente da Serra dos Órgãos. Sua escalada, mesmo com o grande avanço dos materiais utilizados nesse esporte, ainda é considerada desafiadora por vários motivos, entre eles a exposição em relação à altura. Tanto que, no início dos anos 2000, uma revista americana especializada no assunto a colocou na lista das 15 escaladas mais espetaculares do mundo.

“Houve uma ruptura de uma das ancoragens de fixação do trecho com cabo de aço. Para propiciar a segurança com corda, serão instaladas ancoragens ao longo do cabo. Na sequencia ser a realizada a troca do cabo e suas ancoragens de fixação”, informa a Femerj. Foto: Acervo Mochileiro

Acesso difícil e subida inesquecível
O acesso – e cerca de 90% de sua trilha – ficam em Teresópolis, através da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos no município. Boa parte do caminho é feito pela trilha do Sino, até as proximidades do local conhecido como Cota 2000 (Para quem não conhece a rota via Paredão Paraguaio). Dali em diante, o Caminho das Orquídeas leva até o Mirante do Inferno, de onde se tem uma excelente vista para a montanha, e depois o vale da geladeira. Hoje, uma pessoa “comum” leva cerca de quatro horas só para chegar até o local onde se inicia a escalada. Mas, nos primeiros 17 anos após a conquista a situação era muito pior. Era preciso subir pelo duro e longínquo vale entre São João e Santo Antonio, cruzando por diversas vezes o Paquequer. Em meados dos anos 60, Salomyth Fernandes, Thier Meirelles e Raymundo Minchetti criaram a rota hoje utilizada – mas isso é assunto para uma coluna inteira.
Após vencer a difícil caminhada, lances de trepa pedra e pontos escorregadios, a escalada em si tecnicamente não é difícil, mas acaba desafiadora pela logística necessária e exposição em relação à altura, principalmente do meio para cima. O lance conhecido como “Cavalinho”, uma fenda diagonal que pode ser vencida com meio entalamento de corpo ou se escalando pelas bordas, conhecidas como arestas, é o grande desafio. Se passar por ele, é preciso escalar um lance em chaminé, dentro do local conhecido como “unha”, e depois enfrentar o cabo de aço na estreita ponta final, todos lances onde o final do vale é tão longe que gigantes árvores mais parecem pés de brócolis…
Mas vale todo e qualquer esforço para se chegar aos 2.050 metros de altitude, cume onde pisaram em junhho de 1941, após três anos de investidas e muitos desafios vencidos, Giusepe Toseli, Roberto Menezes de Oliveira, Raul Fioratti, Gunther Buchheister e Almy Ulissea. O relato dessa conquista é espetacular e também merecia um grande destaque por aqui. Porém, como o espaço é curto, veja no box um dos trechos desse grande e importante feito na história do montanhismo brasileiro.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE