Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Advogado explica a importância dos votos válidos, nulos e em branco no processo eleitoral

Ricardo Vasconcellos esclarece diferenças entre eles e reforça importância da participação da população no pleito

Lara Benevenuti *

O voto é um dos pilares fundamentais da democracia. Ele representa não apenas um direito conquistado, mas também uma responsabilidade de cada cidadão para com o futuro da sua cidade estado ou país. Votar nas eleições é a principal forma de expressar opiniões, influenciar decisões e escolher os líderes que irão representar os interesses da população. Com a aproximação das eleições no próximo domingo (06), o programa “Hélio Carracena”, da Diário TV, convidou o advogado e especialista em eleições, Ricardo Vasconcelos (@ricardovasconcelosadv), para esclarecer como funcionam os votos em uma eleição e sobre como escolher o seu candidato de forma consciente.
Ricardo explicou que os votos válidos são aqueles que contabilizam para o resultado da eleição; já os votos úteis são aqueles que somam os votos em brancos, os votos nulos e válidos, contabilizando os eleitores que votaram. Apenas os votos válidos são contabilizados para identificar os candidatos eleitos e, mesmo se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição não será anulada.


E qual a diferença?
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antes do aparecimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco. Hoje em dia, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Enquanto o voto nulo é considerado aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”. Portanto os votos nulos e votos brancos não vão para o candidato que está em primeiro lugar nas eleições.

Como escolher o candidato?
Na hora de escolher o seu candidato é fundamental conhecer as propostas e analisar os planos de governo, analisar o partido e a base de apoio do candidato, assistir os debates e entrevistas e sempre usar fontes confiáveis para pesquisar sobre ele. “Você vai escolher quem vai governar pra você, você vai escolher quem vai arrumar a cidade pra você para que você tenha uma cidade melhor”, afirma Ricardo.
Votar é um ato de cidadania. É o momento em que cada indivíduo participa ativamente da construção da sociedade em que deseja viver. Portanto, é fundamental que todos os cidadãos exerçam esse direito, contribuindo para uma democracia mais justa e participativa.

Onde assistir
O “Hélio Carracena” é um programa diário que vai ao ar das 10h as 12h trazendo informações, conversas e entrevistas inéditas todos os dias, com reprise duas vezes ao dia (às 16h e 0h). Assista nos canais da Speed Fiber, em Teresópolis (4.1), Nova Friburgo (30.1), e também a qualquer momento no YouTube/Diário TV.

  • Estagiária

Edição 14/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motorista perde o controle e causa acidente na Várzea

Polícia Federal prende Braga Netto

Teresópolis registrou 243 crimes ambientais até novembro

Lançamento do livro “1922. As Eleições em Teresópolis” neste sábado

NA LISTA DO GUINNESS BOOK: Papai Noel com mais tempo em atividade no mundo é de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE