A parceria entre o Governo Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Teresópolis trouxe para o município mais um programa de incentivo ao empreendedorismo. Foi inaugurada pelo Governador Cláudio Castro e pelo Prefeito Vinicius Claussen, nesta quarta-feira, 30, uma Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico, Resolve – RJ. Teresópolis é o segundo município do Estado a receber uma agência Resolve-RJ, entre os 12 municípios que ainda receberão. Instalada na Av. Lúcio Meira, 350, Loja 1, no centro da cidade, a unidade funcionará como um “poupatempo” do empreendedor, abrigando órgãos públicos municipais e estaduais que emitem licença para abertura de empresas e auxiliará pequenos empreendedores e grandes empresários a resolver questões referentes aos seus negócios.
Entre as organizações presentes na agência estão: a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin Rio), o Sebrae-RJ, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), o CRC (Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro). Haverá plantões para emissão de licenças do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária).
A iniciativa é mais um passo para a desburocratização de processos de licenciamento, marca do governo do Prefeito Vinicius Claussen. “Para Teresópolis, a Resolve-RJ tem um papel fundamental. Sendo um ‘poupatempo do empreendedor’, vai agilizar os processos para se alcançar a regularização e as licenças necessárias para se abrir um negócio. Todos os Órgãos do Estado estarão reunidos aqui para desburocratizar, dinamitar a burocracia e fazer o Estado crescer novamente” comentou o Prefeito Vinicius Claussen, lembrando outra importante conquista recente que fomenta o desenvolvimento econômico do município, a inclusão de Teresópolis na lei de incentivo fiscal do ICMS.
“Essas agências são o nosso grande sonho, porque não dá para ter um Estado desenvolvido se o empreendedor é massacrado e tem que ficar pulando de galho em galho para conseguir uma licença. Junto com as outras agências, vamos mudar essa concepção de que no Rio de Janeiro é difícil empreender. Nós temos que fazer com que o governo pare de ser algo que atrapalhe e de verdade passe a ser algo que ajude. E essas agências vêm com essa ideia, com essa configuração. O que estamos fazendo hoje é voltando a tornar o nosso estado e as cidades, competitivas. Assim criamos um círculo virtuoso, do emprego, da renda e do desenvolvimento, pois é isso que o empresário quer”, ressaltou o Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro.
“Teresópolis recebe hoje, uma máquina de colocar a iniciativa privada de pé, ágil, moderna e desburocratizando empresas. Com missão fazer o Estado do Rio crescer, gerar empregos, gerar renda, mas primeiro respeitando o cidadão e o empresário. E a melhor maneira de respeitar as classes é fazer com que o Estado entregue serviços, de forma competente e ágil. Serão quatorze Agências de Desenvolvimento Econômico para podermos fazer esse Estado continuar crescendo e gerando empregos. Teresópolis recebe o maior presente da Lei que transforma a economia desse município e também, essa Agência e um Condomínio Industrial. Dentro de uma parceria regular, que vai permitir a chegada de novas empresas. Sua instauração é um exemplo de um Estado que respeita e prioriza o empreendedor e o empresário”, destaca Vinicius Farah, Secretário de Estado de Desenvolvimento e Relações Internacionais.
Iniciativas já existentes no município
“A inauguração da agência em Teresópolis é uma felicidade muito grande para nós que representamos o comércio, para toda a população e principalmente para os comerciantes. Desburocratizar, agilizar as aberturas de empresas, fechamentos, alterações contratuais é um ‘poupatempo’ da pessoa jurídica. Frente a isso, não podemos deixar de agradecer ao Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro e ao Prefeito Vinicius Claussen. Somos a segunda Resolve do Estado do Rio Janeiro e eu tenho certeza de que vai contribuir muito, não são acute; para os empresários, mas para toda a população de Teresópolis”, pontuou Igor Edelstein, Presidente do Sincomércio e empresário de Teresópolis.
AsComPMT e Imprensa/RJ
Instalada na Av. Lúcio Meira, 350, Loja 1, no centro da cidade, a unidade funcionará como um “poupatempo” do empreendedor, abrigando órgãos públicos municipais e estaduais