Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agência facilita abertura de empresas e pequenos negócios em Teresópolis

“Resolve RJ” reúne diversas agências de prestação de serviço, como AgeRio, Jucerja e Codin

A parceria entre o Governo Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Teresópolis trouxe para o município mais um programa de incentivo ao empreendedorismo. Foi inaugurada pelo Governador Cláudio Castro e pelo Prefeito Vinicius Claussen, nesta quarta-feira, 30, uma Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico, Resolve – RJ. Teresópolis é o segundo município do Estado a receber uma agência Resolve-RJ, entre os 12 municípios que ainda receberão. Instalada na Av. Lúcio Meira, 350, Loja 1, no centro da cidade, a unidade funcionará como um “poupatempo” do empreendedor, abrigando órgãos públicos municipais e estaduais que emitem licença para abertura de empresas e auxiliará pequenos empreendedores e grandes empresários a resolver questões referentes aos seus negócios.

Entre as organizações presentes na agência estão: a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin Rio), o Sebrae-RJ, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), o CRC (Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro). Haverá plantões para emissão de licenças do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária).

A iniciativa é mais um passo para a desburocratização de processos de licenciamento, marca do governo do Prefeito Vinicius Claussen. “Para Teresópolis, a Resolve-RJ tem um papel fundamental. Sendo um ‘poupatempo do empreendedor’, vai agilizar os processos para se alcançar a regularização e as licenças necessárias para se abrir um negócio. Todos os Órgãos do Estado estarão reunidos aqui para desburocratizar, dinamitar a burocracia e fazer o Estado crescer novamente” comentou o Prefeito Vinicius Claussen, lembrando outra importante conquista recente que fomenta o desenvolvimento econômico do município, a inclusão de Teresópolis na lei de incentivo fiscal do ICMS.

“Essas agências são o nosso grande sonho, porque não dá para ter um Estado desenvolvido se o empreendedor é massacrado e tem que ficar pulando de galho em galho para conseguir uma licença. Junto com as outras agências, vamos mudar essa concepção de que no Rio de Janeiro é difícil empreender. Nós temos que fazer com que o governo pare de ser algo que atrapalhe e de verdade passe a ser algo que ajude. E essas agências vêm com essa ideia, com essa configuração. O que estamos fazendo hoje é voltando a tornar o nosso estado e as cidades, competitivas. Assim criamos um círculo virtuoso, do emprego, da renda e do desenvolvimento, pois é isso que o empresário quer”, ressaltou o Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro.

“Teresópolis recebe hoje, uma máquina de colocar a iniciativa privada de pé, ágil, moderna e desburocratizando empresas. Com missão fazer o Estado do Rio crescer, gerar empregos, gerar renda, mas primeiro respeitando o cidadão e o empresário. E a melhor maneira de respeitar as classes é fazer com que o Estado entregue serviços, de forma competente e ágil. Serão quatorze Agências de Desenvolvimento Econômico para podermos fazer esse Estado continuar crescendo e gerando empregos. Teresópolis recebe o maior presente da Lei que transforma a economia desse município e também, essa Agência e um Condomínio Industrial. Dentro de uma parceria regular, que vai permitir a chegada de novas empresas. Sua instauração é um exemplo de um Estado que respeita e prioriza o empreendedor e o empresário”, destaca Vinicius Farah, Secretário de Estado de Desenvolvimento e Relações Internacionais.

Iniciativas já existentes no município
“A inauguração da agência em Teresópolis é uma felicidade muito grande para nós que representamos o comércio, para toda a população e principalmente para os comerciantes. Desburocratizar, agilizar as aberturas de empresas, fechamentos, alterações contratuais é um ‘poupatempo’ da pessoa jurídica. Frente a isso, não podemos deixar de agradecer ao Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro e ao Prefeito Vinicius Claussen. Somos a segunda Resolve do Estado do Rio Janeiro e eu tenho certeza de que vai contribuir muito, não são acute; para os empresários, mas para toda a população de Teresópolis”, pontuou Igor Edelstein, Presidente do Sincomércio e empresário de Teresópolis.

AsComPMT e Imprensa/RJ

Instalada na Av. Lúcio Meira, 350, Loja 1, no centro da cidade, a unidade funcionará como um “poupatempo” do empreendedor, abrigando órgãos públicos municipais e estaduais

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE