Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agora é lei: agressor de animais terá de arcar com resgate e tratamento

Lei determina que despesas com cuidado de animais domésticos e silvestres sejam ressarcidas pelo infrator

Os responsáveis por agressões a animais domésticos ou silvestres no estado do Rio de Janeiro deverão arcar com todas as despesas relacionadas ao resgate e tratamento dos animais. A medida está prevista na Lei 10.946/25, de autoria do deputado Chico Machado (SDD), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial.
De acordo com a nova legislação, o agressor terá a obrigação de ressarcir a administração pública por todos os custos com serviços veterinários, incluindo diárias e períodos de trabalho dos servidores envolvidos no atendimento e tratamento do animal.

“O projeto de lei tem um papel pedagógico muito importante. Além de punir o infrator e fazê-lo custear as consequências de seus atos, a medida serve de exemplo para a sociedade, inibindo práticas nocivas contra os animais”, afirmou o deputado Chico Machado.

A lei representa um avanço na proteção animal, reforçando a responsabilização de quem comete maus-tratos e garantindo que os recursos públicos utilizados no cuidado dos animais sejam ressarcidos.

Compartilhe:

Edição 13/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE