Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alerj vai investigar esquema de propina no Corpo de Bombeiros

Nesta terça-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a cobrança de propina por oficiais e praças do Corpo de Bombeiros para emissão de alvarás a estabelecimentos comerciais

Nesta terça-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a cobrança de propina por oficiais e praças do Corpo de Bombeiros para emissão de alvarás a estabelecimentos comerciais. A CPI, presidida pela deputada Martha Rocha (PDT), elegeu os parlamentares Flávio Bolsonaro (PSC) como vice-presidente e André Lazaroni (MDB) como relator dos trabalhos de investigação.

A comissão surgiu a partir de uma ação do Ministério Público (MP) e da Polícia Civil, no Rio de Janeiro, que encontrou irregularidades no momento da concessão do documento pelos bombeiros, explicou Martha Rocha. Contudo, a deputada destacou que o objetivo da CPI não é prejudicar a instituição, mas sim valorizar o trabalho dos profissionais que agem dentro da lei. “Tenho certeza que o Corpo de Bombeiros terá interesse nessa investigação, porque queremos garantir que aqueles que praticaram algum ato ilícito sejam identificados individualmente. E, dessa forma, impedir que a imagem da corporação seja manchada”, afirmou a parlamentar. Os deputados Gilberto Palmares (PT) e Paulo Ramos (sem partido) são os outros integrantes efetivos da CPI. Já Bruno Dauaire (PR) e Tio Carlos (SDD) são os suplentes da comissão.

CPI dos Transportes

Foi instalada, nesta terça-feira (20/02), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que irá investigar as irregularidades da gestão pública no setor de transportes no estado do Rio. Durante a reunião de instalação, o grupo elegeu, por unanimidade, o deputado Gilberto Palmares (PT) como vice-presidente e Geraldo Pudim (MDB) como relator. Presidente da CPI, o deputado Eliomar Coelho (PSol), frisou que o objetivo é abrir a caixa preta dos transportes no Estado do Rio de Janeiro e apontar soluções para o caos em que se encontra o setor em nosso estado. "Temos que atender a demanda da sociedade que merece ter um sistema de transporte que atenda aos seus anseios", disse. Eliomar informou, ainda, que vai pedir ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) os documentos referentes à auditoria feita pela Corte no sistema de transportes.

O relator da investigação, deputado Geraldo Pudim (MDB), ressaltou que o papel da CPI é no âmbito administrativo e não criminal. "O nosso objetivo aqui é ver principalmente o usuário, o serviço que vem sendo prestado para a população e também apurarmos possíveis perdas econômicas", disse. Já o vice-presidente do grupo, deputado Gilberto Palmares (PT), lembrou que o texto da CPI é muito claro ao dizer que investiga irregularidades.  "Crimes são irregularidades. Se for o caso, temos que investigar sim,", garantiu. O petista disse, também, que os trabalhos da comissão não podem ficar restritos a Região Metropolitana do Rio. "Temos muitos problemas com transportes também no interior do estado e precisamos voltar os nossos olhos para isso", afirmou o parlamentar.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE