Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alto, o bairro com maior vocação turística de Teresópolis

Atrativos naturais, históricos e gastronômicos atraem visitantes de todo país e até do exterior

Nina Benedito

Considerado um bairro nobre do município de Teresópolis, o Alto sedia importantes pontos turísticos da cidade, locais que são bastante procurados por quem vem de diversos municípios e até mesmo de outros países a fim de conhecer e desfrutar não só dos atrativos naturais, bem como sua história e principalmente a famosa gastronomia. Ao chegar a cidade, o visitante já pode se encantar com a linda vista do Mirante do Soberbo, parada obrigatória para o registro fotográfico de nossas belas montanhas e ao fundo a cidade do Rio de Janeiro. Na Praça Senta a Pua, onde fica o do Centro de Informações Turísticas, é possível comer um pastel e tomar um delicioso caldo de cana contemplando a vista e sentindo o ar puro e fresco da serra. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é outro atrativo para quem gosta de caminhadas curtas, visuais espetaculares e experiências incríveis em meio aMata Atlântica. Não muito longe dali, o Lago do Comary é um show a parte, localizado na Granja Comary que sedia a CBF, casa da Seleção Brasileira quando se concentra e treina durante sua estadia no Brasil, além de visual deslumbrante e contemplativo. Outro local também muito visitado é a pitoresca Fonte Judith, nascente de água natural construída em 1920 que se tornou um importante ponto turístico da cidade, onde os turistas podem não só registrar sua visita com belas fotos, mas também beber de sua água fresca e límpida.


Mais à frente está a Feirinha do Alto, que há bastante tempo atrai turistas de várias localidades em busca dos produtos de artesanato, moda, decoração e de sua gastronomia de feira. São mais de 600 expositores espalhados pela Praça do Alto, como é conhecida. Funciona aos sábados, domingos e feriados sempre a partir das 10h. Vale a pena a visita. Ainda nas imediações da Feirinha, estão dois shoppings, o Alto e o Comary, que tem uma diversidade de lojas não só de roupas, mas também artigos de decoração e utilidades para casa, perfumes, bolsas, lojas infantis e claro, vários bares e restaurantes localizados na praça de alimentação. 

Cultura cervejeira
Também no bairro do Alto foi registradoum crescimento considerável com o advento das rotas cervejeiras criadas em todo o estado do Rio de Janeiro. Teresópolis hoje detém o título de Capital Nacional do Lúpulo e, com uma indústria cervejeira cada vez mais forte e em expansão, além de uma imensa diversidade de estilos produzidos na região, o que fez nascer um novo produto turístico: a cerveja, que fomentou bastante a criação de vários bares, pubs e restaurantes que prestigiam e valorizam a bebida, atraindo a atenção dos turistas de outras localidades, vários pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de” tour cervejeiro” nas cervejarias e atrativos turísticos, além de restaurantes que oferecem boa comida, uma marca registrada de Teresópolis. As opções são bastante variadas e agradam a todo tipo de público. Destacamos abaixo algumas que são muito procuradas não só pelos turistas que visitam Teresópolis, mas também pelos moradores da cidade.

Atrativos gastronômicos
VILA SAINT GALLEN – Uma vila germânica com cervejaria original, fundada em 1912 – O complexo tem várias atividades com opções de lazer, além da capelinha, bistrô, café, lojinhas, jardins, e conta ainda com o Bier Tour, uma visita guiada para aprender como se produz a cerveja, conhecendo a história, os ingredientes e todos os processos de produção da bebida. Fica na Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166. Horários de funcionamento: quartas e quintas das 18h às 23h. Sextas e sábados das 12h à 0h. Domingos das 12h às 18h. Feriados, horários sob consulta. Telefone para contato: (21) 2642-1575.
MANJERICÃO CASA DE PIZZA – Especializada em pizzas, com espaço tradicional e acolhedor , a casa também oferece massas caseiras e vinhos. Fica na Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, 314. Abre a partir de quinta-feira, das 18h às 22h30. Telefone (21) 2642-4242.
NOVILHO DE OURO – Casa em estilo germânico com interiores contemporâneos, é considerada uma das melhores churrascarias da Região Serrana. O restaurante também oferece a culinária japonesa e buffet gastronômico. Atualmente encontra-se em reforma de expansão, com reabertura prevista para o início de março. Endereço: Av. Oliveira Botelho, 721. Funciona de segunda a segunda para almoço e jantar até meia noite.
VIVA ITÁLIA E DOCE INFÂNCIA – Para quem aprecia uma boa massa caseira, além de risotos e um bom vinho, o restaurante oferece um ambiente acolhedor e tradicional, com lareira e jardim. No anexo, uma sorveteria para encantar adultos e crianças. O restaurante fica na Avenida Oliveira Botelho, 617. Reservas pelo telefone: (21) 2642-0548.
LONDON FOX LOUNGE E PUB – Um verdadeiro Pub Londrino em plena serra carioca, serve hambúrgueres e petiscos variados, além de fabulosos drinks e claro, chopp artesanal e vários rótulos de cerveja. A casa também recebe músicos locais que realizam pocket shows aos fins de semana. O Pub fica na Avenida Oliveira Botelho, 456. Telefone para contato (21) 3726-1222.
KANTON BIER – Uma cervejaria bem descolada com ambiente dedicado a temática suíça e cervejeira, onde os clientes podem ver a fábrica da cerveja que a casa produz. Com opções clássicas da gastronomia suíça, vale a pena conferir as harmonizações do incrível cardápio. Fica localizada na Avenida Oliveira Botelho, 238, abre às 17h e o telefone para contato (21) 3726-3627.
NANDO COMIDA DESCOLADA – Como o nome já diz, é um lugar de comida descolada. Bar de tapas e gastronomia variada, nacional e internacional, em um ambiente único e despojado. No cardápio, várias opções de sanduíches e petiscos, além, é claro, de cervejas locais. O restaurante fica na Avenida Oliveira Botelho, 86, abre para almoço, jantar e happy hour. Telefone para contato (21) 98831-4999
BURRATA EMPÓRIO E BISTRÔ – Sofisticação em um ambiente arrojado e ar intimista, fazem do Burrata um dos melhores bistrôs da serra com cardápio variado e refinado, o restaurante ainda conta com um pequeno empório, onde o cliente pode levar um pouco do Burrata para sua casa, como o café especial que é servido após as refeições, o azeite e temperos utilizados na casa. Fica na Avenida Oliveira Botelho, 499. Telefone para contato (21) 2040-2956.

Hotéis e pousadas 
Além dos hotéis e pousadas que realizam Day Use e promovem café da manhã ou almoços abertos ao público em geral, como é o caso da Pousada Terê Parque, muito bem localizada no bairro do Alto, vizinha ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, rodeada de muito verde, que serve um maravilhoso café da manhã em estilo colonial das 08h às 10h30, geralmente aos sábados. A pousada está localizada na Estrada do Arakém, 169. Reservas pelo telefone (21) 2642-3431.  O Restaurante e Pousada Botânia oferece buffet de café da manhã aos domingos, aberto ao público. O restaurante à la carte com comida brasileira, oferece almoço e jantar às sextas e sábados, aos domingos apenas almoço.  Fica na Praça Higino da Silveira, 28, bem ao lado da Feirinha. Telefone para contato (21) 99343-5640. A Pousada Bariloche serve café da manhã aberto ao público aos sábados e domingos, mediante agendamento pelo telefone (21) 2642-9670. A pousada também fica próximo da feirinha, na Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, 508. O Athos Hotel, próximo da Vila Saint Gallen, também tem restaurante aberto ao público para café da manhã, almoço e jantar. Telefone para contato: (21) 2642-3620.
CUIDADOS  – Nesse momento de pandemia, todos os estabelecimentos vêm seguindo todas as orientações e protocolos exigidos pelas autoridades de saúde.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE