Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos da Estácio Teresópolis participam de evento do Conselho de Arquitetura

Os alunos do 5° e 6° período competiram com outros estudantes e profissionais já formados, utilizando técnicas sustentáveis e de acessibilidade


Nesta segunda edição da Imersão Solares, o desafio foi produzir estudos projetuais para equipamentos comunitários de suporte à Habitação de Interesse Social, em um imóvel preservado no Centro do Rio de Janeiro. A equipe, formada por estudantes do 5° e 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Teresópolis, obteve o segundo lugar, no evento promovido pelo CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Carlos Heitor Barroso, Yan Martins, Maria Luiza Rocha, Larissa Dallatorre e Miguel Sampaio foram selecionados e inscritos pela coordenadora do curso, Eclea Persigo Morais, a partir do edital lançado pelo CAU/RJ. O projeto da equipe uniu técnicas sustentáveis e de acessibilidade, utilizando uma metodologia híbrida que combinou softwares, renderização e desenho à mão livre.

“Eles usaram metodologia híbrida: softwares, renderização e desenho a mão livre. O grande diferencial foi que eram alunos do 5° e 6° semestre concorrendo com arquitetos formados e também outros estudantes de outras instituições. O primeiro lugar, inclusive, ficou para uma equipe de dois profissionais arquitetos. Mas com eles levando o segundo lugar eu tive a certeza que meus alunos estão prontos para grandes batalhas e desafios do mercado de trabalho e que o pensamento social e as discussões sobre o direito à moradia digna estão presentes no discurso e nos projetos deles”, destacou a coordenadora Eclea Persigo Morais.

A Imersão Solares é um evento proporcionado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) que visa a integração de Softwares Livres e Assistência Técnica na Habitação de Interesse Social (ATHIS). A ação visou indicar alternativas de instrumentação para atuação profissional, iniciando pelo uso dos Softwares Gimp, de edição de imagens; Inkscape, de edição de vetores; Blender, de modelagem 3D; QCAD, de CAD 2D. O uso desses softwares livres possibilita uma maior liberdade profissional e contribui para a disseminação de práticas mais acessíveis e eficazes no campo da arquitetura e urbanismo.

“A utilização de programas de códigos abertos são importantes para afastar a dependência do uso de programas pagos. Se utilizados coletivamente temos potencial para torná-los melhores e dando maior liberdade profissional. É uma oportunidade valiosa para os estudantes expandirem seus conhecimentos e contribuírem para uma arquitetura mais inclusiva e sustentável”, ressaltou o aluno Carlos Heitor Barroso.

A participação dos alunos da Estácio Teresópolis na Imersão Solares evidencia o compromisso da instituição com a formação de profissionais capacitados e engajados com as demandas sociais e ambientais do mercado de trabalho.

A Estácio Teresópolis está localizada na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488, bairro Várzea.

Sobre o curso Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio oferece uma formação abrangente e especializada, capacitando os alunos para atuarem com eficiência em todas as etapas do desenvolvimento de projetos, tanto em espaços internos quanto externos e urbanos.

Os alunos do curso desenvolvem habilidades essenciais para a criação e fiscalização de projetos diversos, combinando competência técnica e criatividade. Desde o início, são orientados em uma jornada que abrange desde conceitos básicos até estudos avançados, com foco na sustentabilidade. As aulas proporcionam uma visão ampla no campo da arquitetura e urbanismo, incluindo a organização de espaços e o planejamento urbano para uso eficiente dos recursos públicos.

Com uma graduação completa no currículo, os formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio se destacam no mercado de trabalho, prontos para enfrentar os desafios e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades em que atuam.

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge: veja como ficam as repartições e atrativos turísticos

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE