Marcello Medeiros
Primeira escola municipal de Teresópolis a receber o GEO (Ginásio Experimental Olímpico), iniciativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que leva a temática olímpica para o ambiente escolar, o Centro Educacional Rose Dalmaso (CEDAL), localizado no Bairro de São Pedro, colheu mais frutos do projeto: no último fim de semana nove alunos da unidade participaram da primeira etapa do Circuito Hajime FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro), realizada no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, e sete deles voltaram para casa com medalhas. Os estudantes teresopolitanos participaram das categorias sub13 e sub15 e conseguiram uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.
O Circuito, promovido pela FJERJ, é uma porta de entrada para o universo competitivo e difusor dos valores do Judô no estado do Rio de Janeiro. O evento esportivo terá quatro etapas ao longo da temporada e a próxima será realizada em Teresópolis. A escola contou com a parceria da secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com transporte e a gratuidade dos alunos para participar da competição. O CEDAL também é a primeira unidade escolar do segundo segmento do ensino fundamental a funcionar em horário integral, das 7h30 às 15h30. O programa, que proporciona a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos, foi implantado pelo atual governo. “Uma preocupação de nossa gestão é criar políticas públicas para oferecer opção de contraturno e escolas de tempo integral, para que nossas crianças e adolescentes não passem tempo ocioso nas ruas. E o GEO atende a este objetivo, acolhendo os alunos com atividades extras ligadas ao esporte, a competências emocionais e comportamentais. Nosso agradecimento ao COB pela parceria. Vivemos o desafio de escrever uma nova história na Educação, com um projeto pedagógico ousadíssimo para oferecer aos nossos alunos um futuro de muitas oportunidades”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
Participando do lançamento do programa, em fevereiro do ano passado, a representante do Comitê Olímpico Brasileiro, Mariana Ribeiro, disse que “é um prazer ter o município de Teresópolis como o nosso mais novo parceiro. Ao longo do ano estaremos de braços abertos, construindo e realizando diversas ações para essa comunidade escolar. Acreditamos muito na força da união entre esporte e educação e, mais ainda, entre nós, do COB, e todos vocês”.
O programa
A proposta pedagógica do GEO é direcionada para os anos finais do Ensino Fundamental e voltada para os valores esportivos aluno-atleta-cidadão, dando oportunidade aos estudantes com aptidões esportivas de desenvolverem seu potencial. Além de tempo integral, atividades do currículo comum e reforço escolar, os estudantes participarão de treinos semanais das modalidades olímpicas de xadrez, tênis de mesa, badminton e judô. Eles recebem quatro refeições balanceadas e terão uniforme diferenciado. “Agradeço por estar à frente da Educação neste momento singular que vivemos. Temos que começar a entender a escola pública de uma maneira diferente, como espaço que possa oportunizar muito mais aos nossos alunos. E o esporte é um importante aliado da educação, ainda mais em período de pandemia. Aos professores que aceitaram esse desafio, nossa gratidão. Acredito que em breve retornaremos ao CEDAL para celebrar novas conquistas”, pontuou a secretária de Educação, Satiele Santos.