Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Apenas 5,5% das crianças imunizadas contra a Covid-19 em Teresópolis

Para segunda dose, número é ainda menor. Ministério da Saúde inicia campanha para ampliar imunização

O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias autorização para vacinação de crianças de seis meses a quatro anos com imunizante da Pfizer contra a Covid-19. Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses apenas para as crianças de seis meses a dois anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade. De acordo com a pasta, a recomendação passará a valer a partir da publicação do parecer técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. No domingo, 25, foram entregues 2,8 milhões de doses de vacina bivalente BA.4/BA, que protege contra a cepa original e duas subvariantes ômicron. As ampolas serão distribuídas após passarem por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
De acordo com o “Vacinômetro”, incluso no Painel Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, é muito baixo o número de crianças que foram imunizadas contra a doença em Teresópolis. Segundo a última atualização da página, em 12 de dezembro, apenas 5,5% do público previsto foi vacinado, totalizando 9.943 crianças com a primeira dose aplicada. Para a segunda, o número é ainda menor, apenas 2,5% – 4.595 crianças. No caso do público adulto, o resultado é bem diferente: 82,3% do público previsto foi imunizado com a primeira e 70,5% recebeu as duas doses do imunizante. No caso da dose de reforço, apenas 34,1% da população adulta de Teresópolis procurou os postos de saúde.

Números em queda
Os indicadores da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, divulgados no último sábado, 24, seguem em tendência de queda. A análise da Secretaria de Estado de Saúde (SES) considera os dados registrados nas semanas epidemiológicas 49 (4 a 10 de dezembro) e 50 (11 a 17 dezembro). No período analisado, o número de casos por início dos sintomas, registrado por semana, passou de 7.253 para 4.036, o que representa redução de 44,35%. Para o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, “pela terceira semana consecutiva, os indicadores de Covid-19 apresentam redução. Apesar disso, é importante que a população continue se vacinando e completando o esquema vacinal. Quem ainda não tomou as doses de reforço deve retornar aos postos para receber a imunização. As vacinas são seguras e ajudam a evitar casos graves, internações e óbitos pela doença”, afirmou
Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual tiveram queda de 18% no período analisado. Na semana de 4 a 10 de dezembro, foram notificados 1.542 atendimentos, sendo 1.446 adultos. Na semana de 11 a 17 de dezembro, foram 1.262 atendimentos, sendo 1.145 adultos. As solicitações de leitos para tratamento da Covid-19 apresentaram redução na semana de 11 a 17 de dezembro, com média de nove pedidos por dia, sendo quatro para unidades de Terapia Intensiva (UTI) e cinco para enfermaria. Na semana de 4 a 10 de dezembro, a média de solicitações era de 12 leitos por dia, sendo seis para enfermaria e seis para UTI.
Para consultar outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19. Em Teresópolis, não é possível realizar acompanhamento fiel da situação. Mais uma vez, a prefeitura fica um longo período sem atualizar o seu painel, que recebeu dados pela última vez no dia 12 de dezembro.

Reprodução

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE