Luiz Bandeira
Nesta quarta-feira, 22, a equipe do jornal O Diário e Diário TV esteve na Praça Governador Portela, no Centro, para conversar com Walace Bandeira, digital influencer e instrutor de parkour, modalidade esportiva que exige agilidade, força e coragem para realizar manobras acrobáticas. O jovem ficou famoso postando vídeos na internet exibindo sua agilidade, sendo a postagem que mais repercutiu e tem sido compartilhada por milhares de pessoas o vídeo em que ele, vestido de Homem Aranha, ensina as manobras para um garoto na Praça Nilo Peçanha, a do Ginda Bloch, no Alto. O menino é Matheus Brandão, de apenas sete anos de muita energia e habilidade. Seu primo, que o acompanhou para a entrevista, disse que o garoto desde os cinco anos mostrava essas habilidades e que é um dom manifestado desde sempre. Hoje os dois formam uma dupla de sucesso, Homem Aranha e o pequeno Spider são abordados o tempo todo enquanto se exibem, por admiradores e curiosos que não cansam de assistir a dupla evoluindo manobras bem radicais.
As imagens postadas por Walace nas plataformas de streaming de vídeos são muito assistidas por internautas em todo o mundo. O jovem atleta nos contou que hoje tira o sustento de suas publicações, recebe convites para participar de eventos e continua produzindo estes conteúdos com perspectiva de viajar para outros países, inclusive com convites para conhecer e se apresentar no México. A dupla teve o primeiro contato quando Walace, que treinava suas manobras, viu o garoto também fazendo alguns saltos na Praça do Ginda Bloch. Ele foi ao encontro de Matheus e o resultado dessa conversa acabou virando o vídeo da aula de manobras da dupla que repercutiu e continua sendo muito compartilhado. “É legal demais ver esse resultado, rodando o mundo inteiro. Estourou, viralizou e continua sendo compartilhado”, conta o profissional.
Para o jovem atleta, esse é um meio de apresentar sua habilidade e de ganhar algum dinheiro e para o garoto é tudo brincadeira, ele se diverte bastante e aprende o esporte com seu novo amigo e instrutor. “Ele é fera, cada dia aprendendo mais”, completa Walace, que chama Matheus pelo apelido de “Brabinho”.
Muito treino
É importante que se diga que tudo é feito com segurança e muito ensaio, mas olhando a dupla realizando as manobras, parece que para eles é muito fácil e que não exige esforço, porém na verdade não é bem assim, a repetição e o treinamento levam a realização de movimentos complexos com segurança e perfeição. Para rever o vídeo da dupla e outras postagens procure Walace Bandeira nas redes sociais: @spiderparkour; @spiderparkour1 ou @walacefreerunner.