Luiz Bandeira
Depois da Avenida J. J. de Araújo Regadas e da Rua Heitor de Moura Estevão, outra importante via da região central da cidade está sofrendo obra de recapeamento da cobertura asfáltica. Via que faz a ligação entre o centro da cidade e os bairros Tijuca, Parque São Luiz, Bom Retiro e Ermitage, a Rua Prefeito Sebastião Teixeira é mais uma contemplada pelo programa “Asfalto Novo”, realizado em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Em sua extensão, desde a Praça da Matriz de Santa Tereza até a rotatória no acesso a Rua Júlio Rosa, na Tijuca, a Prefeito Sebastião Teixeira abriga prédios residenciais, comerciais, restaurantes e escolas, que precisam conviver agora com a poeira suspensa no ar, cenário provocado pela fresa da pista aliada ao tráfego constante de veículos nos dois sentidos da via. Aproveitando o período de férias escolares, a prefeitura priorizou esta semana para realizar os trabalhos e a expectativa é do serviço ser concluídos no máximo até a próxima segunda-feira, 1º de agosto.
Equipe da Guarda Civil Municipal estará no local orientando o tráfego, a fim de conciliar a passagem dos veículos com o recapeamento. A orientação é que nestes próximos dias, sempre que possível, os condutores de veículos optem por acessos alternativos aos bairros e que janelas e portas dos apartamentos, salas e estabelecimentos comerciais sejam mantidas fechadas, por enquanto, para minimizar os transtornos em decorrência do excesso de poeira. Toda fresa já foi feita e a fase agora será de assentamento da nova cobertura. “A aplicação do asfalto quente está sendo programada para ser realizada à noite, a fim de causar o mínimo possível de impacto no trânsito”, informa ainda a PMT.
O início do programa “Asfalto Novo”, do governo estadual em parceria com o município, voltado à recuperação das ruas que apresentam a cobertura asfáltica degradada, foi na Rua Manoel Carreiro de Mello, desde o ponto final do ônibus que atende a comunidade do Pimentel até a Praça dos Expedicionários, ao lado do Tiro de Guerra, no Bairro de São Pedro. “Nesse processo nós iniciamos 50 quilômetros de recapeamento asfáltico quente, quer dizer, é um asfalto de muita qualidade que eu estou acompanhando aqui de perto a aplicação. Nós já temos um plano de trabalho, foi feito um estudo viário, de necessidade de recapeamento”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen no início do projeto ainda na comunidade do Pimentel, no final do mês de maio.
O termo de cooperação técnica entre Estado e Município foi assinado em fevereiro. Além da Manoel Carreiro de Mello já foi concluído o recapeamento das ruas Manoel Dias, na Barra do Imbuí, Heitor de Moura Estevão e Parque Regadas no Centro. A Rua Alfredo Rebelo Filho e o entorno da Praça Higino da Silveira, a Praça da Feirinha no Alto, também vem sofrendo obras de reforma da cobertura, sendo que na Rua Alfredo Rebelo Filho o paralelepípedo está sendo coberto pelo asfalto. Uma das queixas dos motoristas que trafegam pelas vias reformadas é quanto à falta de segurança, já que nem todas elas receberam ainda sinalização horizontal.