Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Assistência Social realiza ação de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Centenas de pessoas se reuniram na Praça Olímpica Luís de Camões e participaram de diversas atividades

Na manhã do último domingo (17), a cor laranja invadiu a Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, para a já tradicional ação do Maio laranja, mês da conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O ato fez parte das diversas atividades que vêm sendo realizadas ao longo de todo o mês, e aconteceram um dia antes do 18 de maio, o dia de combate à exploração sexual infantil. Tendas com informações para pais e crianças, atividades educativas e a apresentação da banda da Escola Municipal Sakurá marcaram o evento.

Participaram do ato todos os seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a Equipe do Bem Me Quer Teresópolis, A Secretaria dos Direitos da Mulher, Defesa Civil, os Conselhos tutelares 1 e 2 e a Associação TEIAA, levando informações para os presentes. As atividades especiais ficaram por conta da Educadora Master Ana Paula Lima, que apresentou uma palestra lúdica sobre autoproteção e a banda da Escola Sakurá, que encerrou o evento com uma bela apresentação musical.

O ato fez parte das diversas atividades que vêm sendo realizadas ao longo de todo o mês, e aconteceram um dia antes do 18 de maio, o dia de combate à exploração sexual infantil. Foto: AsComPMT

Sandra Erli, Coordenadora do Programa Bem Me Quer Teresópolis, pioneiro na assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência, falou sobre o programa: “O Bem Me Quer atua diretamente com as vítimas após a identificação do abuso. Os encaminhamentos são realizados através da delegacia de polícia, do Conselho Tutelar, da escola, ou de uma unidade de saúde. A partir daí, nossa equipe técnica, formada por psicólogo, assistente social, farmacêutico, enfermeiro e médico realiza os atendimentos desde a denúncia até a alta terapêutica das crianças e adolescentes que nos são encaminhados. O 18 de maio é um dia de mobilização e conscientização da sociedade sobre a importância de prevenir o abuso sexual pois todos nós devemos estar comprometidos com a causa. Todos nós devemos ser conscientizados da importância dessa prevenção”, declarou.

“O 18 de maio é um dia de mobilização, mas nós devemos estar atentos aos sinais todos os dias. Nos reunimos na Praça Olímpica nessa ação especial, mas todos os nossos CRAS e o CREAS estão disponíveis durante todo o ano para acolher e realizar um trabalho multi assistencial com as vítimas e suas famílias.” acrescentou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Graça Granito.

Tendas com informações para pais e crianças, atividades educativas e a apresentação da banda da Escola Municipal Sakurá marcaram o evento. Foto: AsComPMT

O local e data do evento não foram uma escolha ao acaso: ao mesmo tempo acontecia o domingo no parque, evento que reúne as famílias teresopolitanas no Parque Regadas e na Praça Olímpica, sempre aos domingos, onde há uma grande concentração de crianças e adolescentes, oportunidade perfeita para levar as informações de como identificar uma situação de abuso para os pequenos e seus familiares. É papel de toda a sociedade denunciar casos de abuso infantil, caso ele seja identificado. As denúncias podem ser feitas aos órgãos competentes e diretamente ao disque 100.

Teresópolis 19/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assistência Social realiza ação de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Raríssima, coruja preta é avistada em parque estadual

Maio Amarelo leva experiência interativa e ações educativas à Praça Olímpica

Criminosos usam carro para arrombar lojas durante furtos em Teresópolis

Casa da Memória recebe abertura da exposição “A diferença faz o povo” em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE