Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atividade de observação de aves ganha força em Teresópolis

Parque Municipal investe no segmento e realiza eventos tendo como foco o “birdwatching”

Marcello Medeiros

O privilégio de estar cercada por três unidades de conservação ambiental faz com que Teresópolis possa colher diariamente bons frutos, seja pela manutenção da qualidade de vida e conservação de espécies da nossa fauna e flora ou pelos investimentos voltados para o setor de turismo. Um dos exemplos de crescimento em todos esses sentidos é o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que em suas duas sedes, na Pedra da Tartaruga e na região da localidade de Santa Rita, tem contribuído para o desenvolvimento de um futuro melhor para o município. Nesse enfrentamento aos problemas causados pela pressão antrópica, o PNMMT tem investido em diferentes ações que muito beneficiam teresopolitanos e turistas. Um desses modelos de gestão com preocupação no que vamos deixar para nossas futuras gerações é o investimento na atividade de Observação de Aves (Birdwatching), que permite ao visitante uma oportunidade de observar e aprender na prática as relações entre as aves e seus ambientes naturais, desenvolvendo uma harmoniosa relação com a natureza.

Existem 1.919 espécies de aves no Brasil, dentre elas aproximadamente 46% habita a Mata Atlântica


A Mata Atlântica é considerada um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta. Existem 1.919 espécies de aves no Brasil, dentre elas aproximadamente 46% habita a Mata Atlântica. Dessas espécies, 215 são endêmicas, ou seja, ocorrem exclusivamente na região. Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis conta com uma área total de 4.397 hectares e está inserido no bioma de Mata Atlântica. O Parque também possui fronteiras com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, A.P.A. Petrópolis e o Parque Natural Municipal da Araponga, formando um extenso e importante corredor ecológico, que abriga diversas espécies da fauna e flora local. E tão rica vizinhança garante presença de grande volume de aves.

Foi construída uma torre de observação no meio da Trilha do Jacu, espaço que permite avistar de cima ou bem mais próximo a copa das árvores

Visitações guiadas
Com intuito de divulgar o programa de Observação de Aves, o PNMMT tem realizado mensalmente o projeto “Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis”, geralmente na sede de Santa Rita, no Segundo Distrito, onde é possível conhecer melhor a avifauna da região. A iniciativa oferece o conhecimento da biodiversidade da UC, promovendo diálogos sobre preservação e gerando o sentimento de proteção. São mais de 300 espécies catalogadas na área do PNMMT, parte dela pode ser encontrada no livro AdmirAves (https://bit.ly/admiraves-pnmmt).
“A observação de aves é uma atividade muito frequente em unidades de conservação, Teresópolis tem uma enorme diversidade de espécies residentes ou migratórias e que observadores de todas as partes do mundo já descobriram há muito tempo. Estamos trabalhando o trade turístico para atender a esta demanda, adequando hotéis, pousadas, guias e meios de transporte, tendo assim um serviço de excelência a um público tão seletivo!”, destaca o guia e subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

É preciso estar atento
Nem sempre é possível observar todas as espécies em um mesmo roteiro, já que os hábitos das aves são diferentes, isso inclui desde o horário da observação até o microbioma. No último evento realizado no parque, foi possível registrar as seguintes espécies: Maria Faceira, Narceja, Garibaldi, Casaco de Coro, Curutiê, Suiriri, Marreco Ananoi, Lavadeira Mascarada, Pitiguari e Arapaçú. O Biólogo e subchefe do parque, Ricardo Mello, reforça a importância da iniciativa. “O nosso objetivo é trazer visitantes para conhecer um pouco da biodiversidade do parque através das aves e assim também conhecer um pouco da nossa rica Mata Atlântica”. “Acompanhe o Instagram do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis @pnm.montanhasdeteresopolis e fique por dentro das atividades realizadas pela unidade”, completa.

Com intuito de divulgar o programa de Observação de Aves, o PNMMT tem realizado mensalmente o projeto “Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis


Além de parcerias com produtores rurais, o PNMMT tem investido em atrativos para observadores de pássaros na sede Santa Rita. Ano passado foi construída uma torre de observação no meio da Trilha do Jacu, espaço que permite avistar de cima ou bem mais próximo a copa das árvores, e em seguida foi colocada em prática a criação de um lago para atrair a avifauna específica de áreas alagadas. Em breve serão construídas cabanas para a observação de aves no entorno desse atrativo.

Fotos: Reprodução, Marcello Medeiros, Luca Barboza e AsComPMT


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE