Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumentar a autoestima para ser mais feliz e evitar doenças

Projeto D´Portas Abertas

Autoestima é uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma em algum grau a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento de si próprio. O valor dado a cada pessoa por si mesma é fundamental para o bem-estar mental e físico, já que a aceitação de si mesmo se reflete em cada aspecto da vida.
Desde que nascemos, nossa vida nos determina condições para sermos estimados. Só seremos bem tratados e cuidados se formos obedientes, se sentarmos direito, se nos alimentarmos como desejam, se estudarmos, trabalharmos, se temos sucesso pessoal e profissional. Entretanto, segundo a escola humanista da psicologia de Rogers: “Todo ser humano, sem exceção, pelo mero fato do ser, é digno do respeito incondicional dos demais e de si mesmo; merece estimar-se a si mesmo e que se lhe estime”.
Na visão da psicanálise, a autoestima está relacionada diretamente ao desenvolvimento do ego. Sigmund Freud utilizava a palavra alemã Selbstgefühl, especificando dois significados: consciência de uma pessoa a respeito de si mesma (sentimento de si), e vivência do próprio valor a respeito de um sistema de ideais (sentimento de estima de si). Este “sentimento de estima de si” que descreve Freud é a autoestima.
A percepção de nós mesmos a partir de nossos modos de agir e pensar é o que gera sentimentos de inferioridade ou superioridade, autocrítica, autocensura, narcisismo ou egoísmo. Todas essas características influenciam diretamente em nossas experiências, no bem-estar e na nossa qualidade de vida.

Os pilares da autoestima
Potreck-Rose e G. Jacob (2006) propõem uma abordagem psicoterapêutica para baixa autoestima baseada no que elas chamam de “os quatro pilares da autoestima”. Esses pilares são: Autoaceitação, autoconfiança, competência social e rede social. Estar ligado a uma rede de relacionamentos positivos inclui uma relação satisfatória com o parceiro e com a família, ter amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, ser importante para outras pessoas.

Sobre o programa na TV e internet
Uma série de programas com temas ligados à saúde e bem estar com consultoria de profissionais de Teresópolis. Esta é a proposta do projeto @dportasabertas ao grupo O Diário de Teresópolis para proporcionar mais informação para o público e facilitar o direcionamento aos consultórios e espaços multidisciplinares. Assuntos como Endometriose, Epilepsia, Autismo, doenças infeciosas, Mal de Parkinson, diversos tipos de câncer, saúde do homem, entre outras pautas sobre bem estar, estão em pauta para a gravação dos episódios do programa exibido na programação da Diário TV canal 4 da RCA (serviço de TV a cabo) ou ao vivo no portal de notícias netdiario.com.br. No You Tube, basta se inscrever nos canais Diário TV Teresópolis e DPortas Abertas.
Para ilustrar o tema do episódio da série Saúde&Vida, temporada 1, foram convidadas as profissionais ligadas à beleza Eliz Oliveira (maquiadora e cabeleireira), Luciene Velásques (maquiadora) e Iaçana Felippe (esteticista) que contaram suas experiências na prática da autoestima e incentivaram a todos que desejam ter um olhar benéfico sobre a própria imagem e o qual importante é cuidar de si próprio, seja em um espaço de beleza ou mesmo em casa, com suas próprias técnicas. Elas contam como superaram seus próprios desafios e conquistaram a alegria de viver com plenitude.
O projeto pretende atingir o máximo de pessoas que necessitam de informações precisas e de fontes confiáveis e que falem dos seus segmentos. Para orientações, informações e sugestões: facebook e instagram @dportasabertas, projetoportasabertastere@gmail.com ou whatsapp 21 97555-6877.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE