Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

O teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou mais colorido e animado neste domingo (03) na edição especial do Cultura de Raiz. Recebido pela equipe da Casa, toda caracterizada como Saci-Pererê, Iara – a Mãe d’água e a Cuca, além de personagens da obra Sítio do Picapau Amarelo e de seu autor, Monteiro Lobato, o público aplaudiu e se divertiu com as apresentações dos artistas populares em homenagem aos Pais e em tributo ao Folclore, temas da edição mensal do evento. Destaque para o auto nordestino ‘Retirantes’, apresentado pelo Grupo Lição de Vida, de Realengo, no Rio de Janeiro, convidado para a data.

Equipe da Casa de Cultura recebe o público do Cultura de Raiz, caracterizada como personagens do Folclore. Foto: AsComPMT

“A cada primeiro domingo do mês temos um público maior e qualificado, que chega mais cedo, lancha e acompanha as apresentações. São pessoas que assistem o evento na íntegra e outras que circulam, assegurando a lotação do teatro. O domingo agradável garantiu o sucesso de mais esta edição do Cultura de Raiz”, comemorou o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, acompanhado do subsecretário, Arnaldo Almeida, da diretora da Casa, Sandra Saan, e equipe.

Auto nordestino
Convidado do dia, o Grupo Lição de Vida, de Realengo, no Rio de Janeiro, que tem coordenação de Divina Caetano e que atua com atividades de socialização de pessoas 60+, apresentou o auto nordestino ‘Retirantes’. Com coreografia e figurino de Márcio Vasconcellos, o grupo mostrou, por meio da dança, a saga de mulheres que deixam suas terras, no Nordeste brasileiro, em busca de melhores condições de vida. Numa segunda apresentação, o grupo dançou a música ‘Rosa Amarela’, em homenagem à cantora e compositora Sandra Saan, diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch. “Somos muito gratos por trazer nosso trabalho ao Cultura de Raiz e mostrar nossa arte”, agradeceu Márcio Vasconcellos.

Auto nordestino Retirantes, com o Grupo Lição de Vida. Foto: AsComPMT

Grupo Lição de Vida apresenta a coreografia da canção Rosa Amarela

Repente, verso e causo
A repentista e cantora Wanda Pinheiro e as trovadoras Aracy Cunha e Maria de Mello arrancaram aplausos com a originalidade de seus versos em homenagem aos Pais, ao Folclore, ao amor e à Casa de Cultura, que todo mês dá palco para suas apresentações. Do interior do município, Francisco Gallo fez o público rir com a contação de causos.

Viola, violão, castanholas e acordeão
Prestigiada pelo público, a edição especial do Cultura de Raiz contou ainda com as apresentações de vários artistas populares. Subiram ao palco com viola, violão, castanholas e acordeão, embalando a plateia com sucessos do sertanejo, do forró e da Música Popular Brasileira, os artistas Beto Selig – apresentador do projeto; André Magalhães e Buíque; Regina Franco, Álvaro Paiva e Mª Eduarda Portella; Mário Rocha; Ivanil Rezende; Paulo Medeiros e os irmãos Edson e Moacir Rosa, entre outros.

Álvaro Paiva, Regina Franco e Mª Eduarda Portella no Cultura de Raiz. Foto: AsComPMT
Apresentação de André Magalhães e Buíque. Foto: AsComPMT
Os Irmãos Edson e Moacir Rosa. Foto: AsComPMT
Edição 14/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores do Caxangá ganham nova área de lazer

FERIADO DE SANTA TERESA: Prefeitura e órgãos municipais ficam fechados nesta quarta

2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis nesta quinta-feira

Enel: contribuintes receberam duas contas no mesmo mês

Motociclistas que faleceram na RJ-130 serão sepultados nesta quarta

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE