Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

O teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou mais colorido e animado neste domingo (03) na edição especial do Cultura de Raiz. Recebido pela equipe da Casa, toda caracterizada como Saci-Pererê, Iara – a Mãe d’água e a Cuca, além de personagens da obra Sítio do Picapau Amarelo e de seu autor, Monteiro Lobato, o público aplaudiu e se divertiu com as apresentações dos artistas populares em homenagem aos Pais e em tributo ao Folclore, temas da edição mensal do evento. Destaque para o auto nordestino ‘Retirantes’, apresentado pelo Grupo Lição de Vida, de Realengo, no Rio de Janeiro, convidado para a data.

Equipe da Casa de Cultura recebe o público do Cultura de Raiz, caracterizada como personagens do Folclore. Foto: AsComPMT

“A cada primeiro domingo do mês temos um público maior e qualificado, que chega mais cedo, lancha e acompanha as apresentações. São pessoas que assistem o evento na íntegra e outras que circulam, assegurando a lotação do teatro. O domingo agradável garantiu o sucesso de mais esta edição do Cultura de Raiz”, comemorou o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, acompanhado do subsecretário, Arnaldo Almeida, da diretora da Casa, Sandra Saan, e equipe.

Auto nordestino
Convidado do dia, o Grupo Lição de Vida, de Realengo, no Rio de Janeiro, que tem coordenação de Divina Caetano e que atua com atividades de socialização de pessoas 60+, apresentou o auto nordestino ‘Retirantes’. Com coreografia e figurino de Márcio Vasconcellos, o grupo mostrou, por meio da dança, a saga de mulheres que deixam suas terras, no Nordeste brasileiro, em busca de melhores condições de vida. Numa segunda apresentação, o grupo dançou a música ‘Rosa Amarela’, em homenagem à cantora e compositora Sandra Saan, diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch. “Somos muito gratos por trazer nosso trabalho ao Cultura de Raiz e mostrar nossa arte”, agradeceu Márcio Vasconcellos.

Auto nordestino Retirantes, com o Grupo Lição de Vida. Foto: AsComPMT

Grupo Lição de Vida apresenta a coreografia da canção Rosa Amarela

Repente, verso e causo
A repentista e cantora Wanda Pinheiro e as trovadoras Aracy Cunha e Maria de Mello arrancaram aplausos com a originalidade de seus versos em homenagem aos Pais, ao Folclore, ao amor e à Casa de Cultura, que todo mês dá palco para suas apresentações. Do interior do município, Francisco Gallo fez o público rir com a contação de causos.

Viola, violão, castanholas e acordeão
Prestigiada pelo público, a edição especial do Cultura de Raiz contou ainda com as apresentações de vários artistas populares. Subiram ao palco com viola, violão, castanholas e acordeão, embalando a plateia com sucessos do sertanejo, do forró e da Música Popular Brasileira, os artistas Beto Selig – apresentador do projeto; André Magalhães e Buíque; Regina Franco, Álvaro Paiva e Mª Eduarda Portella; Mário Rocha; Ivanil Rezende; Paulo Medeiros e os irmãos Edson e Moacir Rosa, entre outros.

Álvaro Paiva, Regina Franco e Mª Eduarda Portella no Cultura de Raiz. Foto: AsComPMT
Apresentação de André Magalhães e Buíque. Foto: AsComPMT
Os Irmãos Edson e Moacir Rosa. Foto: AsComPMT
Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Corpo de Bombeiros localiza homem desaparecido em área de mata em Petrópolis

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

Atendimento no Mamógrafo Móvel chega em Teresópolis

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Parque Montanhas, um convite para iniciar no montanhismo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE