Isla Gomes
A Royal Academy of Dance é a maior e mais tradicional organização de treinamento de professores de Ballet Clássico do mundo e também de exames. Os programas de estudo da academia proporcionam dois caminhos distintos para treinamento em Ballet Clássico: O programa de Grades e o de Vocational. Os professores que usam o sistema da Royal Academy encorajam seus alunos a alcançar o seu melhor no entendimento, apreciação e execução do ballet clássico. O certificado da Royal Academy of Dance é visto como uma a garantia de que qualquer aluno BCA terá acesso a uma formação de excelência, completa e bem estruturada que, em combinação com o método Vaganova, segue os métodos e técnicas mais exigentes e atualizados do ensino de ballet clássico. Por isso tudo, essa é a escola mais cobiçada do mundo. E a notícia é que agora há na Região Serrana um local para a realização dessa certificação. No último dia 26 de setembro foi realizado na Début Ballet, em São José do Vale do Rio Preto, o Exame Internacional da RAD, sob a orientação da professora registrada na academia, Kelly Chaves. Ela conquistou em 2021 a graduação internacional pela Faculty of Education da RDA em Londres e através dessa formação ela pôde inscrever sua escola como um Centro de Exames. “É muito gratificante para nós saber que através da Royal Academy trazer um Centro de Exames da Royal para a Região Serrana, antes nós não tínhamos um Centro aqui, todos tinham que se locomover para fazer as provas, e agora poder ter esse espaço na minha escola é uma honra muito grande. O primeiro passo foi ter me formado pela Royal, graças a essa formação eu inscrevi minha escola e em 2022 realizei uma grande reforma no espaço para conseguir atender a todos os requisitos pré-estabelecidos e assim foi possível alcançar essa conquista”, declara a professora.
Kelly ressalta que ter sua escola como Centro de Exames possibilita que os bailarinos da Região Serrana realizem o tão desejado exame em São José do Vale do Rio Preto, não havendo mais a possibilidade do pessoal se deslocar até o Rio de Janeiro ou outros estados. “Esse fator fará uma diferença crucial, pois muitos bailarinos desistiam no meio do caminho da formação por conta das despesas que tinham em relação ao transporte por terem que se deslocar, principalmente pelo fato do exame ser aplicado em dois dias distintos, então o deslocamento causava diversos transtornos, inclusive no rendimento dos alunos, pois, por ser longe não era possível que eles treinassem no local antes dos exames, agora que é na nossa região é possível que eles conheçam o ambiente e treinem antes da aplicação”, explica.

Benefícios da certificação
Ao total foram 33 alunas que prestaram os exames no dia 26 de setembro em São José, sendo elas dos níveis Pre-Primary in Dance a Grade 3. Os exames internacionais da Royal concedem aos alunos aprovados em cada nível certificados vindos de Londres que são válidos e reconhecidos em mais de 80 países e possuem selo real do Patrono da RAD Rei Charles III. “A aprovação nesse Exame abre diversas portas para os bailarinos, a formação na Royal traz uma bagagem e um certificado válido no mundo inteiro, os alunos que recebem essa qualificação futuramente podem escolher entre seguir a carreira de bailarino(a) ou se especializar como professor(a) de ballet, além disso, as mais famosas companhias internacionais de ballet podem ter acesso ao talento desses alunos e darem oportunidades únicas de carreira”, pontua Kelly
Informações
“É muito importante que todos os interessados entrem no site oficial da Royal Academy of Dance (www.br.royalacademyofdance), nesse site tem uma aba onde diz ‘encontre um professor registrado’, então é só clicar e escrever Região Serrana, com isso aparecerá os professores disponíveis mais próximos de você”, concluía professora. Veja mais n Instagram “Royal Academy of Dance Brasil” e Facebook “Royal Academy of Dance Brasil Ltda”.
