Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ballet Stagium comemora 50 anos com apresentação on-line

Espetáculo faz parte da programação do Festival Sesc de Inverno na Região Serrana

 Fundada em 1971, a companhia Ballet Stagium, de São Paulo, comemora durante o Festival Sesc de Inverno, promovido pelo Sesc RJ, seus 50 anos. A celebração será nesta quinta-feira, 22, às 19h, com uma apresentação on-line de “O canto da minha terra”, espetáculo em que o grupo se lança na tarefa de representar, através da dança, toda a poesia de um dos principais nomes da MPB: Ary Barroso. A transmissão será pelo YouTube (/portalsescrio). Dirigida por Decio Otero e Márika Gidali, a obra adentra nas comemorações do meio século de existência e resistência da companhia, que está em constante trânsito entre tradição e ruptura, propondo a reflexão sobre o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural. O espetáculo foi gravado este mês exclusivamente para o Festival Sesc de Inverno no Sesc Pinheiros, em São Paulo.
DOCUMENTÁRIO – Mais cedo, às 14h, o público poderá assistir, também pelo YouTube, o documentário “Humberto Mauro”. Selecionado em 2018 para o 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme reúne trechos de obras do cineasta e entrevistas que trazem um panorama da vida e da carreira desse grande nome do cinema nacional. Após a exibição, o diretor André Di Mauro, sobrinho-neto de Humberto, participa de uma conversa on-line com os pesquisadores Mateus Nagime e Sheila Schvarzman.
SEMINÁRIO – Às 17h, começa o Seminário Educação e Tecnologias – Paulo Freire. O debate reunirá o antropólogo, folclorista, educador popular Tião Rocha, fundador e presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento; e o professor Walter Omar Kohan, pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8 e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Eles abordarão as contribuições das tecnologias e as novas adaptações dos processos educativos nos meios digitais, tendo como ponto de partida as “múltiplas formas de leitura e apreensão dos mundos possíveis”.
POESIA FALADA – Às 18h, os slammers Luz Ribeiro e Tom Grito iniciam uma vivência literária que se estende até o dia 25, destinada a poetas, escritores, professores e demais interessados. A atividade destacará a importância da oralidade e as possibilidades de performance, criação e técnica. Os encontros virtuais acontecem entre 18h e 20h pelas plataformas Google Meet e Zoom, e os interessados devem fazer inscrição prévia. Informações em www.sescrio.org.br ou no instagram da unidade Sesc Três Rios (@sesctresrios).
ILANA PATERMAN – Às 19h, a artista visual Ilana Paterman Brasil participa de um bate-papo pelo Instagram do Sesc Teresópolis (@sescteresopolis) no qual discorrerá sobre o seu processo criativo. A artista está participando do Festival Sesc de Inverno com projeções audiovisuais nos hoteis Sesc Alpina (Teresópolis) e Sesc Nogueira (Petrópolis), exclusivas para hóspedes. A sua obra, dedicada ao desenho do corpo em movimento, reinventa o cotidiano em híbridos de aquarelas e animação por rotoscopia, investigando a potencialidade de corpos femininos e marginalizados.

 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 16/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil