Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
A bancada do Rio de Janeiro terá 30 novos nomes entre os 46 deputados que representarão o estado na Câmara, em Brasília. Apenas 16 foram reeleitos este ano.
Grande parte da renovação da bancada ficou por conta do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, que elegeu 12 representantes para a Câmara dos Deputados, entre eles o mais votado: Hélio Fernando Barbosa Lopes, com 345 mil votos.
Plenário da Câmara debate o requerimento de urgência para o PL 9327/17, do deputado Julio Lopes, que regulamenta a emissão de duplicatas eletrônicas.
Dos 46 deputados federais do Rio de Janeiro, apenas 16 foram reeleitos para representar o estado na Câmara (Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Dos 12 nomes do PSL eleitos, apenas Lourival Gomes não é um novato. Apesar de não ter sido eleito como titular em 2014, ele assumiu a vaga como suplente ao longo da última legislatura.
PSOL elege quatro parlamentares
Outro novato na Câmara é o atual deputado estadual Marcelo Freixo, segundo mais votado, com 343 mil votos. Seu partido, o PSOL, elegeu quatro parlamentares. Além de Freixo, Talíria Petrone é outro novo nome na Câmara.
Entre os 16 que foram reeleitos, destaca-se Alessandro Molon (PSB), que recebeu 228 mil votos e foi o terceiro mais votado no estado.
A bancada fluminense será representada pelos seguintes partidos: PSL (12 deputados), PSOL (quatro), DEM (quatro), MDB (três), PSD (três), PP (dois), PRB (dois), PR (dois), PDT (dois), PSC, PCdoB, SD, Novo, PPS, DC, PT, PRP, PHS, Pros e Avante (com um parlamentar cada).