Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bares e restaurantes pedem retomada do horário de verão

Faturamento do setor cresce de 10% a 15% com a medida, diz associação

Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil – Brasília 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou carta ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pedindo a volta do horário de verão no Brasil. Segundo a entidade, a medida gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento entre 10% e 15%. 

“No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país”, diz a Abrasel na carta enviada na terça-feira (26) ao ministro. 

A Abrasel destaca que a medida movimenta a economia, principalmente no comércio e no turismo, uma vez que os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos, estendendo suas atividades até mais tarde. A entidade também enviou um ofício sobre o mesmo assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Turismo, Celso Sabino. 

Criado em 1931, o horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019, com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética. O governo da época também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 30/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Programa ‘Olhar Para Todos’ entrega nova remessa de óculos gratuitos à população de Teresópolis

Cursos gratuitos para formação de padeiros e confeiteiros em Teresópolis

Secretaria Municipal de Educação faz nova convocação de professores

Água da Fonte Judith liberada para consumo

PF cumpre mandado contra abuso sexual infantojuvenil em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE