Wanderley Peres
Vereador e prefeito de Petrópolis, deputado por dois mandatos, quando aprovou leis importantes para a região Serrana como a de incentivo fiscal à fabricação de cervejas artesanais e de redução do ICMS de 18% para 3% em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e outras cidades próximas, o deputado estadual Bernardo Rossi vai deixar o mandato na Assembleia Legislativa para assumir a secretaria de governo, que faz a interlocução do governador com os deputados e acompanha de perto as demandas dos 92 municípios do estado.
A ascensão de Bernardo Rossi à secretaria mais importante e próxima de Cláudio Castro – a publicação do seu ato de nomeação já saiu em DO – vai permitir uma relação melhor com a cidade, onde fez 2.159 votos na eleição passada, o sexto mais votado, graças ao apoio do ex-candidato a prefeito Alex Castelar, hoje assessor especial do governador Cláudio Castro. “Essa região nossa é belíssima. De uma importância cultura e história enorme, destacando-se os contornos da Serra dos Órgãos e a relevâncias dos parques Nacional e Estadual, que abrangem vários municípios, preservando a Natureza e promovendo o turismo”, disse em entrevista ao programa Hélio Carracena, da Diário TV, no ano passado.
Teresopolitano Alex Castellar ao lado do novo secretário de Governo do Estado. Político foi responsável pela campanha do candidato em Teresópolis
Como sub secretário de Governo do Estado, na pasta das Cidades, o ex-deputado Bernardo Rossi participou, também, da imprementação de diversas obras, no município auxiliando na reforma da estrada RJ-130, e mesmo na reforma da rodoviária, da revitalização da Feirinha do Alto, no asfaltamento de ruas do município e no reasfaltamento da RJ 242, a Estrada de Água Quente, que também está contando com a presença do estado. “Em Teresópolis, tivemos participação na realização de diversas obras, com o apoio do prefeito Vinicius, do assessor especial do Estado, Alex Castelar, e pudemos dar o suporte a essas ações do governo Cláudio Castro em diversos municípios, especialmente Teresópolis. O turista precisa ser provocado a conhecer as nossas cidades, mas ele tem que ter gosto em querer voltar à região. E esse retorno do visitante só acontece se ele encontrar uma região agradável, não apenas numa cidade, mas como um todo. Mas, além das ações visando a visitação, que são importantes para as economias locais, atuamos com importantes ações da secretária na reforma de conjuntos habitacionais, na regularização fundiária, na construção de casas e e na implementação de programas importantes como o SOS Chuvas e SOS Habitação, em apoio às pessoas que necessitam de moradias. Há uma dívida social do estado muito grande e por isso mesmo mais 500 casas serão construídas em Teresópolis. Precisamos de política de curto, médio e longo prazo, além de programas de conscientização para os riscos e de apoio, planejamento de construção, com a participação de engenheiros e arquitetos sociais, e a novidade do georefenciamento, que permite uma fiscalização on line, dando eficiência à fiscalização e promovendo a prevenção, que é muito importante”, concluiu.