Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros acionam helicóptero para resgatar homem na Pedra do Sino

Ele ficou entalado em grande fenda. Machucado, foi levado para o HCTCO

No final da manhã desta quarta-feira (16), o 16º Grupamento de Bombeiros Militares, em Teresópolis, foi acionado para prestar atendimento a uma pessoa que havia se acidentado na Pedra do Sino – ponto mais alto da Serra dos Órgãos. Segundo informado pela corporação a vítima é um homem, localizado ‘entalado’ dentro de uma grande fenda, com muitas escoriações pelo corpo.
Diante do quadro, foi acionada uma aeronave do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que realizou a retirada da vítima e encaminhamento para o Hospital das Clínicas de Teresópolis – onde ela foi atendida, com o quadro de saúde considerado estável. Ainda não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias do acidente e o local onde ele ficou preso.
A trilha da Pedra do Sino é a mais visitada da unidade de conservação, com o acesso sendo realizado pela sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É procurada durante todo o ano, mas com maior movimentação no período ideal para a prática do montanhismo, o inverno.

Muitos resgates nas montanhas da região
De acordo com números do 16º GBM, nos últimos cinco anos foram registrados mais de 80 resgates em montanhas da região, com a maioria dos casos ocorrendo justamente na Serra dos Órgãos. Apesar de não ser um grupamento especializado, o quartel de Teresópolis é referência no estado em salvamentos de montanha. Muitos dos seus militares buscaram, por conta própria, especializações em técnicas de escalada e resgate em altura.

DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NAS TRILHAS

  • Conheça o local: Antes de iniciar qualquer trilha, informe-se sobre o percurso, nível de dificuldade e condições climáticas. Respeite os limites do seu preparo físico.
  • Cuidados essenciais: Leve itens básicos, como água, lanche, kit de primeiros socorros, lanterna, agasalho e celular com bateria carregada.
  • Não acenda fogueiras: Evite acender fogueiras em áreas naturais. Use fogareiros portáteis e siga as normas de segurança.
  • Descarte responsável: Leve seu lixo de volta. Não deixe resíduos na trilha ou na montanha.
  • Comunique-se: Informe a alguém sobre sua trilha planejada e o horário estimado de retorno.
  • Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).

Edição 30/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Desmoronamento de muro às margens do Paquequer gera apreensão entre moradores de prédio

Teresópolis Golf Club recebe a 42ª Exposição de Automóveis Antigos

Sede Santa Rita do Parque Montanhas de Teresópolis, ambiente familiar e inspirador

Turismo discute capacidade de carga e ordenamento no Vale dos Frades

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE