Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros recebem treinamento com cães em simulação de soterramento

Resgate de vítimas de deslizamento de terra foi o foco desta etapa da preparação para as chuvas de verão

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quarta-feira, 23, um treinamento de socorro a vítimas soterradas por deslizamentos de terra. A simulação foi realizada no 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA), em Magé. “Este treinamento faz parte de uma série que o Governo do Estado está promovendo para aumentar cada vez mais a eficiência de nossos bombeiros, que já são referência no país todo. Estamos nos preparando para agir com ainda mais rapidez e qualidade em caso de desastres, especialmente no período que se aproxima de chuvas fortes do verão”, diz o governador Cláudio Castro.

O exercício faz parte do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) do CBMERJ, que está formando um novo grupo de condutores para atuar, junto com os cães da corporação, em emergências e desastres


O exercício faz parte do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) do CBMERJ, que está formando um novo grupo de condutores para atuar, junto com os cães da corporação, em emergências e desastres. “O curso prepara os bombeiros para agirem em buscas por pessoas desaparecidas após deslizamentos de terra e desabamentos, comuns no período de chuvas fortes. Os cães também têm papel fundamental na pronta-resposta em caso de uma tragédia, agilizando o socorro às vítimas”, destacou o 1° tenente William Pellerano, instrutor chefe do curso.
Ao longo de 14 semanas, os militares recebem instruções de sobrevivência em selva, montanhismo, topografia, como rapel com cães, primeiros-socorros veterinários, psicologia canina, adestramento, seleção de filhotes, além de busca rural, urbana e certificação, entre outros. O trabalho tem sido importante para somar na experiência da capitão Ana Carolina Panza, que é bombeiro militar há oito anos. “Quando tive contato com a atividade de busca e resgate com cães, me identifiquei prontamente. Era uma meta, um sonho participar deste curso, para me especializar. Meu objetivo sempre será salvar vidas. Conhecer o animal e saber a forma mais eficiente de usá-lo em prol da população certamente me torna uma profissional mais completa”, disse.

Nos três meses de duração do curso, os alunos também são submetidos a simulados de desastres naturais, em que o emprego dos binômios (dupla formada pelo militar e o cão de resgate) é indicado

Nos três meses de duração do curso, os alunos também são submetidos a simulados de desastres naturais, em que o emprego dos binômios (dupla formada pelo militar e o cão de resgate) é indicado. Nessas atividades, os militares aprendem a mensurar o tamanho do impacto e setorizar as áreas a serem trabalhadas pelas equipes de escavação. “A busca de conhecimento por parte do bombeiro militar tem que ser constante. É por isso que estou aqui. A forma com que os cães são usados nas ocorrências sempre me fascinou. Está sendo uma experiência importante na minha carreira. Quero estar preparado para atender a população da melhor forma”, explicou o cabo Douglas Paraizo, de 32 anos, também aluno do curso.
O Corpo de Bombeiros RJ realiza treinamentos constantes, durante todo o ano, como preparação da tropa para eventos envolvendo chuvas fortes. “Nossos especialistas são formados para atuar em qualquer tipo de situação. O Corpo de Bombeiros do Rio investe em capacitação frequente, em treinamento ininterrupto, em atualização de protocolos e aquisição e modernização de equipamentos visando salvar vidas e proteger bens em qualquer época do ano”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 29/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mercado imobiliário de Teresópolis também vira alvo de golpistas no ‘marketplace’

Economia: Teresópolis é o quarto município mais influente do estado

Famílias se juntam à multidão para festejar título do Flamengo

Abertura do Natal Iluminado marca início das celebrações em Teresópolis

Alterações do trânsito de Teresópolis para corridas neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE