Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bradesco formaliza aquisição de radar meteorológico para Petrópolis

O radar no valor estimado de R$ 7.562.000,00 foi adquirido na última sexta-feira (29/11)

Após a assinatura de um Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Banco Bradesco, foi viabilizada a aquisição de um radar meteorológico de dupla polarização, no valor estimado de R$ 7.562.000,00, para o Município de Petrópolis. O radar foi adquirido pelo Bradesco na última sexta-feira (29/11), depois de a prefeitura ter assinado um termo de anuência para a aquisição do equipamento.

O ANPC foi firmado em junho deste ano pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, com a interveniência do município, representado pelo procurador-geral, Miguel Luiz Barros Barreto de Oliveira, e está relacionado a uma Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis.

“O radar meteorológico é uma ferramenta essencial na detecção e monitoramento de tempestades. A conquista desse equipamento é extremamente importante para a proteção da população e para que a Defesa Civil possa se preparar com antecedência e diminuir as perdas em eventuais desastres ambientais”, explicou Luciano Mattos.

De acordo com o ANPC, elaborado pela Assessoria de Atribuição Originária Cível e Institucional (AOCÍVEL/MPRJ), o caso teve origem em abril de 2006, quando o Município de Petrópolis firmou um convênio com o Bradesco para a manutenção e processamento, com exclusividade, da folha de pagamento dos servidores municipais. Esse convênio, realizado sem a devida licitação, foi questionado pelo Ministério Público judicialmente e durante a tramitação do processo o banco resolveu encerrar a controvérsia.

“Alcançamos com este acordo algo mais valioso do que seria possível em eventual condenação judicial. A resolutividade do MP tem a capacidade de adequar a prestação à necessidade da população local. Petrópolis necessita de previsão de chuvas com precisão e rapidez”, disse Sávio Bittencourt, assessor-chefe da Assessoria de Recursos Constitucionais Cíveis do MPRJ, acrescentando que a 1ª e a 2ª Promotorias de Tutela Coletiva de Petrópolis tiveram papel fundamental no transcorrer do processo para a conquista do acordo.

O ANPC é um instrumento de solução eficiente e inovadora, em harmonia com as diretrizes da Resolução CNMP nº 118 e da Recomendação CNMP nº 54, que fomentam o uso de métodos como mediação, negociação e conciliação, fortalecendo a Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público. Com isso, foi possível a regularização da situação e, ao mesmo tempo, propiciar benefícios diretos para a sociedade, como a implementação do radar meteorológico para mitigação de riscos em Petrópolis.

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE