Isla Gomes
A preocupação com alagamentos em Teresópolis é recorrente, já que a falta de manutenção na rede pluvial do município provoca transtornos que poderiam ser evitados. A limpeza dos bueiros é essencial para o funcionamento do sistema de drenagem urbana, já que eles permitem o escoamento da água da chuva, evitando enchentes e acúmulo nas vias públicas.
Com o tempo, porém, essas estruturas podem ficar obstruídas por resíduos, folhas, galhos e até objetos sólidos, comprometendo a drenagem. Quando entupidos, os bueiros fazem a água se acumular nas ruas, danificando o asfalto e as calçadas. Esses danos, com o passar do tempo, resultam em buracos e rachaduras, afetando diretamente a segurança de pedestres e motoristas. Não à toa, uma das queixas mais frequentes dos teresopolitanos é justamente o excesso de buracos nas vias.

Denúncia recente
O morador Maicon Rocha, telespectador da Diário TV e leitor de O Diário de Teresópolis, relatou a situação de um bueiro na Avenida Feliciano Sodré, próximo à esquina com a Tenente Luiz Meirelles. Ele se surpreendeu ao ver que poucos minutos de chuva fraca já foram suficientes para provocar um alagamento no local.
“Escoamento zero! Estou encaminhando essa reclamação para o Diário Comunidade, pois me preocupo que o município volte a ser assolado pelas consequências das fortes chuvas que provavelmente virão”, disse Maicon.
A preocupação ganha ainda mais relevância porque, em abril deste ano, o mesmo trecho ficou completamente alagado, causando desespero, prejuízos e risco para a população.
