Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Caixa Surpresa”: Festival Origens chega aos estúdios da Diário TV Teresópolis

Renomados Chefs de Teresópolis dão um show de criatividade na cozinha, usando produtos cultivados no município

Nina Benedito
@ninabenedito

Com o objetivo de dar protagonismo ao homem do campo e a agricultura familiar, o Festival Origens traz a tona a importância do município no que diz respeito à potência agrícola dentro do Estado do Rio de Janeiro, além de destacar a relevância da cidade como fornecedor de alimentos, uma vez que somos apontados como o segundo maior PIB da Região Serrana e o primeiro colocado no PIB do setor agropecuário em 2021, segundo o Observatório do Trabalho. São 3.492 estabelecimentos entre lavouras permanentes e temporárias, com 8.094 pessoas lotadas, segundo informações do IBGE em 2017. Mais de 4.879 produtores rurais, com uma produção de 160.707 toneladas por ano e faturamento superior a 178,5 milhões de reais, segundo o Relatório de Acompanhamento Sistemático de Produção Agrícola da Emater-Rio em 2020. E como parte do projeto, o Polo Gastronômico de Teresópolis criou um grande desafio para os Chefs de cozinha do município: criar pratos a partir dos ingredientes vindos diretamente do campo, todos cultivados e colhidos no município. Em parceria com a Diário TV, vários episódios de um programa de cozinha foram gravados ao longo do mês de março nos estúdios da emissora. O resultado foi um show de criatividade, surpresa com vários produtos da região e a valorização da área rural, bem como dos produtores, que puderam participar de forma ativa das gravações, não só enviando seus produtos para o desafio, mas vídeos com a própria apresentação de dentro das propriedades.

O Chef Executivo do Santo Terroir Douglas Franco cozinhou com produtos orgânicos – Nina Benedito

Durante todos os dias de gravação, vários produtos chegaram à emissora, fresquíssimos, e muitos até inusitados, todos produzidos em Teresópolis. Além das verduras já conhecidas, como alface, couve, repolho, agrião, coentro, salsinha, as PANCS como Peixinho da Horta e Ora-Pro-Nóbis, queijos das vacas Jersey, cogumelos dos mais variados, inclusive cogumelos rosa, diferentes legumes como a batata doce roxa e a laranja, frutas, entre elas araçá, figos, açaí, limão siciliano, além de mel de abelha sem ferrão, temperos diversos como açafrão in natura, alho paulista, cebola em réstia, ovos de galinha caipira criadas soltas, cachaça, fubá branco, fubá amarelo, produzido há mais de 80 anos no interior do município, amendoim, pinhão, vagem francesa e muito mais.

O Chef Paulo Araujo e a Sous Chef Bruna Reis ficaram felizes com os ingredientes da Cesta – João Pedro Baddini

Produtores rurais e seus produtos
Como protagonistas do Festival Origens, destacamos os produtores rurais que cultivaram e colheram produtos frescos para a “Caixa Surpresa”: Mário Aragão, da Food Garden Orgânicos; Eliomar Leandro e Cleiciane, do Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Campo Limpo, fornecedora de ovos; Tatiana Menacho e Sebastian Rojas, fornecedores de cogumelos; Maria Lúcia Lourenço, Fabrício Lourenço e Fábio Lourenço, do Sítio Morro Agudo, forneceram verduras diversas e flores comestíveis; Robson Sobreira, da Cachaçaria Imbaúba, fornecedor da cachaça prata; Rosana Martuchelli, do Rancho Sabor da Roça, forneceu milho, fubazinho, cebola em réstia e feijão vermelho; Paulo Pereira e Paula Saldanha forneceram verduras diversas, mel e própolis em casca; Marcelo Pinheiro, da Serra do Palmital, forneceu cebolinha, repolho,couve e pepino; Rodrigo Ferreira a vagem francesa; Milton Hélio da Costa, tomate e coentro; Ercílio Cunha da Silva, do Sítio Laranjeiras, na Comunidade da Gamboa, o alho poro; Paulo da Rosa, do Sítio das Hortênsias, em Água Quente, fubá torrado e canjiquinhas branca e amarela; Já o aipim, tenro e branquinho, veio de Sandra de Oliveira Canto, do Sítio São Sebastião. Danton Lopes e José Damião, de Cruzeiro, doaram o açafrão da terra, couve e coentro; Patrick Araújo e Ozeas Francisco Araújo, ambos de Cruzeiro, enviaram açaí, alho comum e alho paulista; Zezinho Mariano, de Venda Nova, alface crespa, crespa roxa, salsa, bertalha e alecrim. Belo da Chácara enviou brócolis; o Sítio Canaã enviou ovos caipira. Já Teresa Yoshiko gentilmente nos enviou um pacote de lúpulo que nas mãos do Chef Murilo Brandão virou um delicioso vinagrete. Os derivados do leite como queijos, inclusive do tipo Brie e o doce de leite, vieram do Sítio Canto da Mata, em Andradas, da produtora Mônica Angeletti. Os morangos vieram do Sítio de Águas Claras, da produtora Renata Rosa. Figos e limão siciliano do produtor Roberto Gomes e André do Sítio Santo André do Vale Alpino. As araçás roxas são do assentamento Fazenda Alpina, em Santa Rita, do produtor Valdecy Botelho, do Sítio Terra Viva. Café verde veio de Dona Zilda, também do Assentamento Fazenda Alpina. Café preto de Ademir Rezende, do Assentamento Fazenda Alpina. O fubá branco e amarelo, do Sítio das Hortênsias, em Água Quente, do produtor Paulo da Rosa. Também recebemos avocado do produtor Reginaldo da Comunidade, de Rio Preto.

Pratos elaborados com ingredientes frescos plantados e colhidos em Teresópolis – João Pedro Baddini

Os Chefs participantes
As gravações na cozinha da Diário TV começaram no início de março e quem deu a partida no desafio da “Caixa Surpresa” foi o Chef Executivo do Santo Terroir, Douglas Franco. Também participaram das gravações o renomado Chef Paulo Araújo e a Sous Chef Bruna Reis do Embaúba Boutique Hotel, o Chef Renato Beckman, proprietário do Burrata e do Bajal, o Sous Chef da Vila Saint Gallen, Marcos Paulo, as Chefs Cristiane Xavier e Mylena Valentim, do Pier 66 e do Kanton Bier respectivamente, o Chef Phillipe Baddini, da Pastadini, e o Chef Rafael Estorque, da Viva Itália. Também participaram do desafio o Chef Sérgio Andrade, considerado um dos melhores confeiteiros da cidade, o Chef Odilon Rios, da cafeteria O Café, e fechando com chave de ouro as gravações dos episódios o Chef Murilo Brandão do Gaya Terra Mar e a Chef Nicoly Martins, do Jaya Culinária Natural, que utilizaram Pancs e, de forma inusitada, o Lúpulo.

Chef Phillipe Baddini e Chef Rafael Storque apresentaram 6 pratos diferentes – João Pedro Baddini

Festival Origens
Considerada a Cidade dos Festivais Gastronômicos, Teresópolis sediará o Festival Origens de 05 de maio a 03 de junho nos restaurantes participantes do Polo Gastronômico de Teresópolis, com o patrocínio do Grupo Diário, além do Granja Comary Loft, Abrasel, Brand e Teresópolis Água Mineral. Apoio da Prefeitura Municipal de Teresópolis, Teresópolis Convention e Visitor Bureau e Arosa. Os episódios do Programa da “Caixa Surpresa” poderão ser acompanhados na programação da Diário TV, canal 4 Speed Fiber, e no canal do YouTube Diário TV Teresópolis.

A Chef Nicoly Andrade e o Chef Murilo Brandão usaram Pancs e lúpulo em suas preparações – João pedro Baddini
O Chef Renato Beckman e o Sous Chef Marcos Paulo deram um show de criatividade em pratos saborosos – João Pedro Baddini
O Chef Sergio Andrade e o Chef Odilon Rios na cozinha do estúdio da Diário TV – João Pedro Baddini

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE