Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Caleme é o bairro com maior acumulado de chuva nas últimas horas

No Vale da Revolta, deslizamento de terra afetou duas residências e deixou pessoas desalojadas

Marcello Medeiros

A madrugada desta quinta-feira (04), foi de tensão para moradores de diversos bairros do município em consequência do grande volume de chuva registrado principalmente a partir das 3h. De acordo com dados da secretaria municipal de Defesa Civil, o maior volume foi registrado no Corta Vento, onde choveu 63mm no período de uma hora, causando o acionamento da sirene de alerta e alarme entre 5:08 e 5:50. Também choveu mais forte no Caleme (29.2 mm em uma hora), Barroso (25 mm) e Meudon (21.07mm). Vizinho a esse último bairro, o Vale da Revolta registrou um deslizamento de terra e tombamento de um muro, deixando três pessoas desalojadas. Duas residências foram afetadas. No período de 24 horas, os maiores volumes de chuva foram: Caleme (72,6mm), Corta Vento (68,4mm), Tartaruga (64,6mm), Barroso (59,6mm), Meudon (56,54mm) e Vale da Revolta (44,0mm). A Defesa Civil segue em estado de vigilância. Há previsão de chuva moderada a ocasionalmente forte para as próximas horas dia. “Fiquem atentos aos Alertas via SMS e Sirenes. E em caso de emergência ligue 199 ou entre em contato via WhatsApp (21) 2742-7025”, informa a SMDC.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar quaisquer possíveis danos. Os Bombeiros RJ atenderam a 45 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, relacionadas a salvamentos de pessoas, cortes de árvores, inundações/alagamentos e deslizamentos/desabamentos. Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, prontos para dar suporte caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal – o que ainda não aconteceu.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário. Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico na capital, na Baixada Fluminense e nas Regiões Serrana e Sul. Há risco de alagamentos e inundações nos municípios do Rio de Janeiro, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Teresópolis, Rio Claro e Barra Mansa e Itaguaí. É alto o risco geológico na capital, na região Sul e na Baixada Fluminense, com possibilidade de deslizamentos nos municípios de Rio de Janeiro, Barra Mansa, Rio Claro, Itaguaí, Nilópolis e Mesquita.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE