Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara quer conceder “auxílio aluguel” para vítimas de violência doméstica

Vereadores também debatem mais facilidade a reserva de vagas de emprego para o mesmo público

Os vereadores de Teresópolis se reuniram no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (17), para mais uma reunião ordinária. Como de costume e seguindo os rituais próprios, foram votados em 1ª e 2ª discussão diversos Projetos de Lei dos edis. Também foram apresentados requerimentos com novos PLs, além das moções e indicações com várias demandas. Segundo previsto em edital foram apresentados para primeira discussão: Começando pela Mesa Diretora, que entrou com Projeto de Resolução onde institui a modalidade de Pregão na Câmara e outro que dá nova redação ao Parágrafo 5º do Artigo 124 do Regimento Interno da Câmara.  Leonardo Vasconcellos (MDB) quer autorizar a Prefeitura a conceder benefício do auxílio aluguel destinado às mulheres vítimas de violência doméstica. Já Ronny Carreiro (PHS) pretende garantir a reserva de vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, ou em situação de vulnerabilidade social, no quadro de empregados das empresas prestadoras de serviços a terceiros. Outro PL deve legislar sobre fornecimento e instalação gratuita pela concessionária de serviço de água, de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar) para hidrômetro em todos os imóveis comerciais e residenciais.
Luciano Santos (Republicanos) quer determinar às escolas municipais de Ensino Fundamental que adotem a leitura de artigo da Constituição Federal. Outro Projeto visa condicionar o fornecimento de bares, distribuidoras de bebidas, supermercados, postos de combustíveis, casas de shows e similares – que vendam bebidas alcóolicas – à instalação de câmeras de monitoramento. Apreciado ainda Projeto que obriga as empresas de corretagem de imóveis a afixarem em seus estabelecimentos as tabelas de custos e emolumentos vigentes no município.  Luciano Santos quer também legislar sobre a autorização para que as servidoras públicas municipais possam faltar ao trabalho um dia por ano para realização de exames preventivos em atenção à saúde integral da mulher. Ele quer ainda criar a Semana Municipal da Criança e do Adolescente.
Projetos apresentados – Foi apreciado e debatido também PL do vereador Dudu do Resgate (PSDC) que institui no calendário oficial de eventos do município o “Dia Mundial do Kung Fu”, a ser comemorado, anualmente, no dia 2 de junho.  

Requerimentos
Na abertura dos requerimentos, os vereadores apresentaram novos Projetos de Lei que foram aprovados e encaminhados para as comissões permanentes: Dedê da Barra (MDB) sugere a implementação do “Protocolo de Manchester” para regularização de exames, consultas e cirurgias da Secretaria Municipal de Saúde. Ronny Carreiro pretende estabelecer regras para a regulamentação das atividades de entrega de mercadorias com uso de motocicletas e motonetas. Em outro PL, quer obrigar o Executivo a não realizar cobranças de IPTU a fiduciante em imóveis adquiridos através de recursos do FAR – Fundo de Arrendamento Residencial, até entrega definitiva da escritura do imóvel. 
Luciano Santos legisla sobre a preferência de assentos em áreas destinadas a alimentação nos shoppings center e centros comerciais para atender idosos, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e gestantes. Ele ainda quer instituir Programa de Incentivo a Inovação Científica no município, visando o recebimento de projetos inovadores para a avaliação e posterior utilização.  Outro PL de sua autoria dispõe sobre a criação do dia do colunista. 
Luciano também apresentou PL para instituir o programa de catalogação dos bens imóveis do município e ainda Projeto que obriga Secretaria de Educação a inserir nos livros didáticos distribuídos às escolas da rede municipal de ensino mensagem de advertência sobre os danos causados pelo consumo de bebidas alcóolicas, fumo e drogas. Por fim, Projeto de Maurício Lopes (PHS) deverá regulamentar sobre o valor para pagamento das diárias de viagem do servidor público ocupante dos cargos de operacional de transporte nos termos do ART 49 da Lei Complementar Municipal 167/2013.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE