Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha pelo uso correto das vagas de deficiente em Teresópolis

GCM tem muitas reclamações sobre parada irregular, inclusive de familiares de pessoas que têm direito aos espaços reservados

Nesta sexta-feira (11), quando foi comemorado o Dia do Deficiente Físico, a Guarda Civil Municipal de Teresópolis realizou campanha para conscientizar os motoristas em relação a obrigatoriedade e importância de se respeitar as vagas determinadas para esse público em alguns pontos do município, situação que infelizmente tem sido registrada com frequência – pessoas que não são deficientes ou familiares de PCDs utilizando as áreas específicas. Tentando mudar esse quadro, alguns locais de parada no entorno da Praça da Matriz de Santa Teresa foram ocupadas por cadeiras de rodas no período da manhã. Além do elemento e a inscrição “é só por um minuto”, um cadeirante foi convidado para auxiliar na conversa com motoristas alertando para o respeito mútuo.
“Infelizmente nosso efetivo não é suficiente para cobrir toda a cidade. E, com o cada vez maior número de veículos, já são mais de 100 mil, o número de locais para estacionar não é suficiente e muita gente acaba desrespeitando as vagas de deficiente, espaços onde é preciso ter cadastro na secretaria de Segurança e adesivo. Também há casos de parentes de pessoas com deficiente usando as vagas mesmo sem estar transportando o beneficiário, o que também é proibido e passível de multa”, explica o Chefe da GCM, Gil Wellington. “É humilhante chegar e não achar vaga porque alguém que não precisa está utilizando ou mesmo parentes de pessoas que têm direito, mas só quando elas estão no carro”, relata o cadeirante Irineu, que acompanhou o trabalho da Guarda na manhã de ontem.
A campanha foi bastante elogiada nas redes sociais. “Poderiam colocar os motoristas para usar cadeiras de rodas, inclusive nas calçadas, que não são mais para pedestres, apesar de todos sermos pedestres, será show também. Parabéns pela atitude!”, comentou a internauta Cris Queiroz. “Parabéns a Guarda Municipal! Mas acho difícil que 90% dos motoristas respeitem!”, completou Carlos A C Faria. Outros internautas destacaram ainda a necessidade de intervenção mais ríspida nesse e em outros casos de desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro.

Autor de bandalha é procurado
O trânsito é composto de vários elementos onde, se um não respeitar o direito do outro, os riscos de acontecerem acidentes que podem terminar até com vítimas fatais são muito grandes. Um desses exemplos, onde alguém atropelou as leis e colocou terceiros em risco para resolver seus problemas, foi registrado em vídeo esta semana e ganhou milhares de compartilhamentos nas redes sociais. Aliás, é tipo de caso que, se não tivessem filmado, ninguém acreditaria. Com o trânsito engarrafado na Rua Muqui, na Várzea, o condutor, ou condutora, da Fiat Palio de cor prata e placa GZC 3396 (Belford Roxo), inacreditavelmente entrou na estreita calçada e foi “apertando” vários pedestres pelos cantos para sair à frente, depois do ponto onde o fluxo estava prejudicado. No caminho, várias pessoas incrédulas com o que estava acontecendo. O Fiat, ano 2012 e, segundo o Detran sem licenciamento desde 2016 e registrado em nome de “Joseilton”, segue até depois de uma clínica de fisioterapia, onde trafegam frequentemente muitos idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade. Com a divulgação do registro, centenas de pessoas expressaram sua indignação com tamanha falta de respeito não só ao Código de Trânsito Brasileiro, mas com os pedestres. “Infelizmente esse tipo de situação é cada vez mais comum em Teresópolis. As pessoas querem resolver seus problemas e não estão nem aí se vão prejudicar centenas de outras. Outro exemplo é a fila dupla, em vários locais. Em frente padaria, entrada de shopping, Parque Regadas… A pessoa para o carro no meio da rua, liga o pisca-alertas e vai resolver a vida, causando um congestionamento enorme e sem nenhum tipo de repressão. Que vergonha, Guarda Municipal! Vamos apertar essa fiscalização!”, comentou a internauta Daniele Santos em uma das muitas publicações com o vídeo, cuja autoria é desconhecida.
Na quarta-feira (09), buscamos um posicionamento da secretaria municipal de Segurança Pública, responsável pela Guarda Civil Municipal, sobre o absurdo flagrante. Em nota, divulgada através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a pasta prometeu apurar a situação e que se identificado, o condutor será notificado. “A secretaria ressalta que é preciso educação e respeito no trânsito e que não compactua com nenhum tipo de infração cometida e que todas as ocorrências constatadas pela fiscalização são notificadas conforme a lei correspondente”, destaca ainda.
Caso a GCM realmente queira imputar a sanção prevista ao infrator, basta utilizar a imagem divulgada pelos internautas. De acordo com o CTB, o motorista cometeu infração gravíssima, pode perder sete pontos na CNH e ser multado em R$ 880,00. A punição está prevista no Artigo 193, que dispõe sobre “Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE